Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 12 de junho de 2024.
05/09/2023
NOTÍCIAS
Agentes de combate às endemias intensificam vistorias na região
As inspeções e vistorias para o combate à proliferação do mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika continuam a todo vapor em São Vicente. DE segunda (4) a quarta-feira (6), cerca de 25 agentes de combate às endemias (ACE) vão estar em campo, vistoriando as residências e estabelecimentos do bairro Jardim Irmã Dolores (Quarentenário).
 
A equipe da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) começa os trabalhos às 9h, e os profissionais esperam visitar cerca de 1.200 locais da região.
 
O coordenador da UVZ, Daniel Lima Sopa, destaca que as vistorias são importantíssimas dentro do trabalho de vigilância e controle dos mosquitos vetores. "Durante as inspeções, os agentes sempre encontram os focos, muitas vezes em residências em que o proprietário afirma não ter. Isso acontece porque os profissionais são treinados e adquirem a habilidade de identificar esses locais, que muitas vezes passam desapercebidos pelo responsável do imóvel".
 
"Além disso, nas vistorias, os agentes orientam e conseguem esclarecer as dúvidas dos moradores, a fim de chamar atenção da comunidade para que tenham cuidado no combate à proliferação das larvas".
 
A Secretaria de Saúde (Sesau) destaca que os munícipes podem ser grandes aliados dos profissionais no combate à doença, abrindo as portas de suas casas e recebendo os agentes para a realização das vistorias.
 
Os profissionais estarão uniformizados e com crachá. Na dúvida sobre a identidade de qualquer ACE, a população pode ligar para a UVZ por meio do número 0800 771 0037.
 
Combate às arboviroses - A Sesau continua realizando diversas ações para combater a proliferação do mosquito transmissor, como vistorias em imóveis, eliminação de focos com a utilização de método químico, biológico e mecânico, palestras, teatros e estandes educativos, além de bloqueios de controle de criadouros em locais com casos positivos.
 
Este ano, a Sesau contratou mais agentes de combate às endemias (ACE), o que possibilitou a ampliação da cobertura dos imóveis vistoriados na Cidade. Foram chamados mais de 60 ACE para integrar a equipe, totalizando 92 no controle das arboviroses.
 
Além disso, a UVZ vem promovendo capacitações mensais para todos os agentes, que visam preparar e aperfeiçoar os profissionais para o trabalho em campo de vistorias e inspeções nos bairros da Cidade.
 
Por Emerson Nascimento

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite