Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 23 de junho de 2024.
06/09/2023
NOTÍCIAS
Prefeitura promove série de atividades alusivas ao Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização e prevenção ao suicídio que ocorre ao longo de todo o mês. Em 2023, o lema adotado é ‘Se precisar, peça ajuda!’. Aliada à campanha, a Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau-SV), por meio da Coordenação de Saúde Mental, promoverá uma série de atividades em todos os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do Município, voltadas a oferecer informações e recursos para aqueles que estão enfrentando dificuldades com a saúde mental. O objetivo é ajudar a construir uma rede de apoio sólida.
 
Os pacientes serão contemplados com diversas atividades desenvolvidas pelos servidores, como rodas de conversas, palestras, oficinas terapêuticas, caminhadas, atividades de conscientização e humanização. Além disso, haverá a confecção da "Árvore da Vida", com mensagens positivas em papel amarelo, para que as pessoas possam deixar e retirar uma mensagem no contexto do tema deste ano.
 
Essa iniciativa desempenha papel importante na sociedade, pois coloca em destaque um tema que muitas vezes é negligenciado e estigmatizado: a saúde mental. Além disso, as ações buscam quebrar esse estigma, promovendo conversas abertas sobre saúde mental e incentivando as pessoas a procurarem ajuda quando necessário. 
 
A Sesau ressalta o assunto como método de trabalho buscando o autocuidado, autoestima, alimentação saudável, atividades físicas e a prática de ações de lazer, conversas e qualidade de vida.
 
Acompanhe abaixo a programação que será realizada nos CAPS:
 
CAPS Mater III (Rua Costa Rego s/n, esquina com a Rua Minas Gerais - Vila São Jorge);
 
De segunda (11) a sexta-feira (15), a unidade promoverá um momento especial com os profissionais de saúde e pacientes presentes, com grupo terapêutico,  oficinas e confecção de acessórios simbólicos, além de sessões de filmes com a equipe médica e usuários, objetivando enfatizar o tema central da campanha deste ano.
 
Na assembleia realizada no CAPS Mater, o ‘Setembro Amarelo’ será o tema principal, com atividades de orientação para os pacientes e familiares sobre as estratégias e cuidados.
 
CAPS II ‘Domingos Stamato’ (Avenida Mal.Cândido Mariano da Silva Rondon, s/n - Esplanada dos Barreiros);
 
- Quarta-feira (6), às 9h - ‘Caminhada Amarela’ com a equipe médica e os pacientes;
- Sexta-feira (15), às 15h - Exibição do filme "O Silêncio dos Homens";
- Sexta-feira (22), às 10h -  "Ikebana Amarela"; (Ikebana é uma arte japonesa de preparar arranjos de flores e plantas).
 
Durante o mês todo será realizada a ação da "Árvore da Vida", com mensagens positivas em papel amarelo feitas pelas equipes e usuários do CAPS II Domingos Stamato.
 
CAPS II Infantil (Rua Santo Antônio, 64, Centro);
 
Em alusão à campanha que enfatiza a Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida,  durante todo mês, as pessoas que frequentam esta unidade serão contempladas com diversas atividades, que serão desenvolvidas pelos servidores com os pacientes e seus familiares. Confira as ações:
 
- Entrega de laços amarelos aos pacientes e familiares; 
- Rodas de conversa nos grupos terapêuticos e oficinas;
- Oficina de jardinagem (pintura, plantio e decoração);
- Decoração e pintura com mural na parede de valorização à vida, construído por todos os pacientes que estiverem na unidade no mês de setembro;
- Café da manhã com equipe técnica, reconhecendo e valorizando o profissional da unidade na última sexta-feira do mês de setembro;
- Construção de painéis com os grupos terapêuticos sobre mitos e verdades; 
- Caixa do desabafo disponível na unidade para as pessoas que desejarem escrever;
- Orientações de como proceder em situações de risco de vida, devido a pensamentos e comportamentos de autoextermínio;
 
CAPS AD II (Rua Polydoro de Oliveira Bittencourt, 299);
 
A programação realizada durante todo dia do mês de setembro neste Centro inclui orientação multidisciplinar concedida pela equipe técnica, distribuição de bexigas amarelas e abordagem do assunto nos grupos terapêuticos.
 
CAPS II Jardim Rio Branco (Rua Donald Alexandre Kealmann, s/n);
 
Roda de conversa com o psicólogo Adriano Rosatti sobre a história e surgimento do Setembro Amarelo. Serão abordados ainda estatísticas e dados relevantes sobre o suicídio no Brasil e a nível mundial. 
 
Na unidade, terá ainda uma exposição de algumas medidas de prevenção e estratégias paliativas que podem ser adotadas para auxiliar a diminuir o risco de suicídio.
 
A psicóloga Elaine Matos ministrará as orientações da ‘Sala de Espera Reflexiva’ sobre a ‘Vida e Morte’.
 
Na parte prática da ação, a profissional Cibele Carvalho será responsável por coordenar a oficina aberta de confecção de flores em TNT para distribuição ao público.
 
Por Emerson Nascimento


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite