Santos - São Paulo - Brasil, 03 de outubro de 2023.
06/09/2023
São Vicente celebra Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios com ação neste sábado (16)
Em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios, a Prefeitura de São Vicente, por meio das secretarias de Meio Ambiente (Semam), Cultura (Secult), Direitos Humanos e Cidadania (Sedhc), Esportes, Turismo e Eventos e a Meiwa Embalagens, promovem neste sábado (16), quando a data é celebrada, uma ação de limpeza de praias e rios, contando com voluntários e funcionários da Meiwa Embalagens.

A ação ocorre em dois turnos, das 10h às 12h e das 14h às 16h, na Praia do Gonzaguinha, altura do Píer dos Apaixonados. A expectativa é ter o maior número possível de voluntários para coletar resíduos e lixo, contribuindo para a limpeza e a preservação das praias e oceanos.

Além da limpeza de praia, a programação inclui o Projeto “EnTenda o Lixo”, iniciativa do Instituto Oceanográfico da USP (IO/USP), que busca engajar a população e levar a reflexão sobre a importância do consumo responsável, da destinação correta dos resíduos e da reciclagem. O objetivo é que todos se sintam parte da solução e tenham atitudes corretas na preservação do meio ambiente. Em uma tenda, a equipe explica e mostra “a origem do lixo que vai parar no mar, seus efeitos e métodos de conscientização.

O evento contará também com aula de alongamento e a atividade cultural Marea: no balanço do mar.

Para a secretária de Meio Ambiente, Flávia Ramacciotti, a ação traz visibilidade sobre a problemática do lixo nas praias, conscientizando a população sobre a necessidade de reduzir a poluição marítima, especialmente a que advém de atividades terrestres (pequenas embalagens, bituca de cigarro, palitos de sorvete, sacolas plásticas, etc), que, além de poluírem o meio ambiente, podem ser fatais.

A diretora do departamento de Sustentabilidade Meiwa, Úrsula Mei Huang, afirma que o ideal é que não haja resíduos na natureza e, para isso, é importante ensinar e estimular a sociedade para a conscientização ambiental.” Acreditamos que todas as ações e parcerias em prol da sustentabilidade transformam o indivíduo e a sua relação com o meio ambiente”.

Inscrição: os voluntários interessados em participar devem se inscrever via QR Code ou no site: https://www.sympla.com.br/evento/dia-mundial-de-limpeza-de-praias-e-rios/2131131. No dia receberão um kit com colete, luvas e sacos de lixo para a limpeza da praia.
Ao final da limpeza os resíduos coletados passarão por pesagem e serão destinados corretamente de acordo com o seu estado e características.