Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 03 de outubro de 2023.
06/09/2023
NOTÍCIAS
Semana de Prevenção ao Câncer é concluída com programação no Humaitá
 
A Secretaria de Eventos e Ação Comunitária (Seac) preparou uma programação especial de encerramento da Semana de Conscientização e Prevenção ao Câncer nas Comunidades, neste domingo (10). As atividades abertas ao público têm início às 14h30, na Praça Noventa (Humaitá), com práticas voltadas à saúde, ao lazer e à cultura. 
 
Confira os horários:
 
14h30 - Concentração e entrega de kits para caminhada
15h - Caminhada
16h15 - Alongamento
16h30 - Fitdance
17h15 - Crossfit
18h10 - Depoimento sobre o câncer
18h40 - Sorteio de brindes
19h - Show com Victor Veloso e participação de Rogerinho Melo)
 
A Semana de Conscientização e Prevenção ao Câncer nas Comunidades teve início no dia 29 de agosto, para alertar, esclarecer e informar a população vicentina sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer, numa parceria entre a Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau) e a deputada estadual Solange Freitas. A ação se deu em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF). Durante o período, moradores da Cidade puderam agendar e realizar exames preventivos dos cânceres de mama, do colo do útero, de próstata e de boca, com encaminhamento para tratamento quando necessário. 
 
No Dia D de Conscientização e Prevenção ao Câncer, realizado em 26 de agosto, duas unidades de saúde - a UBS Central (Vila Cascatinha) e a ESF Humaitá (Área Continental), promoveram diversas atividades de promoção à saúde, com atendimento médico, incentivo e prática de exercícios físicos, imunização com todas as vacinas do calendário (inclusive a que previne o HPV), avaliação e triagem com dentistas para detecção do câncer de boca, coleta de exame citopatológico e solicitação de testes de próstata e mama (de acordo com o protocolo do ministério da Saúde), além de palestras e roda de conversa. 
 
Carreta - Para reforçar a campanha, a população da Área Continental de São Vicente mantém até sábado (9) a Carreta da Mamografia, do Programa Mulheres de Peito, da Secretaria de Saúde do Estado. O veículo está estacionado na Avenida Ulisses Guimarães, 209, em frente à Subprefeitura. Mulheres entre 35 e 69 anos podem fazer a mamografia sem pedido médico. Já idosas com mais de 70 anos, precisam apresentar encaminhamento. Para o exame, é necessário apresentar o RG e o cartão SUS. O atendimento é realizado por demanda espontânea, com senhas entregues a 50 pessoas, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. No sábado, são 25 números disponibilizados, das 8h às 12h.
 
 

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite