Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 19 de junho de 2024.
12/09/2023
NOTÍCIAS
Quintal da Melhor Idade comemora um ano com muitas alegrias e samba-enredo
"Vem pro Quintal da Melhor Idade, participar, usufruir, vem ser feliz de verdade, assim como o dia amanhece, primavera floresce trazendo a beleza das flores, e quando chega o verão, abra o seu coração para espantar dissabores, outono, as folhas caindo e trazendo a mudança para o mundo igual, o inverno se aquece, ganhando um abraço do nosso Quintal, aqui não tem diferença, aqui somos todos iguais, para ter saúde e alegria nunca é tarde demais vem pro Quintal”. Esse samba-enredo de autoria do aposentado Diniz Pereira de Araújo, de 71 anos, retrata fielmente o "estar no Quintal da Melhor Idade", que completou nesta terça-feira (12) um ano de existência com direito a café da manhã e muito sorriso no rosto.
 
A iniciativa do Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV) oferece aulas gratuitas de alongamento a idosos. A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Thaynã Amado, conta como tudo começou. "Esse é o primeiro projeto no Fundo Social e a ideia era utilizar o nosso quintal, que, até então, não tinha uso. No primeiro dia de aula tínhamos cinco alunos e hoje temos mais de 40 alunos"
 
“O espaço, que era vazio e sem uso, tornou-se um local cheio de vida, saúde, convivência e amizade. Essa convivência ajuda muito na saúde mental. Esse projeto começou pequeno, tímido, mas foi frutificando. Tenho muita vontade de levá-lo para outros locais. Sou muito grata a todos os nossos queridos alunos que confiam em nosso trabalho e vêm toda semana praticar suas atividades físicas".
 
Sr. Diniz, compositor do samba-enredo do Quintal da Melhor Idade, afirma que nunca havia praticado atividade física e que, graças aos exercícios, tem se sentido cada vez melhor.
 
Outra aluna é a aposentada Elisa Aparecida Viana da Silva, de 68 anos, que adere ao projeto desde seu lançamento. "As aulas fazem muito bem para a saúde de todos. Podemos interagir com outras pessoas. Em um ano eu só tive duas faltas", ressalta com orgulho.
 
Vanessa Braz de Oliveira Pedrosa é professora de educação física e voluntária do Quintal da Melhor Idade. "Priorizo muito a saúde na melhor idade. Topei esse projeto para ajudar esses idosos a cuidarem de suas saúdes".
 
O Quintal da Melhor Idade completou um ano e os alunos foram recebidos com um belo café da manhã nesta terça-feira (12) preparado com carinho pela equipe do FSS. Além do café, os alunos confraternizaram e receberam um ‘mimo’ pelas mãos da primeira-dama.
 
O secretário de Esportes e Lazer (Sespor), Wagner Paraguay, afirma que essa comemoração é a primeira de muitas, pois falar da melhor idade é cuidar e prevenir. "Esses alunos estão cuidando da saúde de uma forma preventiva. Com uma terceira idade mais saudável, teremos menos pessoas enfermas".
 
Paraguay ressalta a importância da iniciativa e deu um ‘spoiler’ sobre possíveis novidades. "Estamos conversando com a primeira-dama para expandir o Quintal da Melhor Idade a todos os cantos da Cidade, pois a sociedade precisa cuidar da saúde".
 
Quem quiser integrar a turma do Quintal da Melhor Idade deve ter 60 anos ou mais e pode comparecer para uma aula experimental. As atividades ocorrem às terças e quintas-feiras, das 7h30 às 8h30 na sede do Fundo Social da Área Insular (Rua Benedito Calixto, 205 - Gonzaguinha).
 
As vestimentas são: roupa esportiva, tênis e, se possível, um colchonete. Caso vicentino goste da aula experimental, para dar continuidade, basta se inscrever também na sede do Fundo Social. 
 
Documentos necessários: cópias do comprovante de residência e RG, além de atestado médico apto para atividade física.

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite