Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 03 de outubro de 2023.
12/09/2023
NOTÍCIAS
Atividades para celebrar o Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios acontecem neste sábado (16), em São Vicente
Para comemorar o Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios, São Vicente promove neste sábado (16) uma ação ambiental contando com voluntários. A iniciativa ocorre em dois turnos, das 10h às 12h e das 14h às 16h, na Praia do Gonzaguinha, na altura do Píer dos Apaixonados. A expectativa é ter o maior número possível de participantes para coletar resíduos e lixo, contribuindo para a limpeza e a preservação das praias e oceanos.
 
A iniciativa é promovida pelas secretarias de Meio Ambiente (Semam), de Cultura (Secult), de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhc), de Esportes e Lazer (Sespor), de Turismo (Setur) e de Eventos e Ação Comunitária (Seac), além da Meiwa Embalagens.
 
Além da limpeza da praia, a programação inclui o Projeto “EnTenda o Lixo”, iniciativa do Instituto Oceanográfico da USP (IO/USP), que busca engajar a população e levar a reflexão sobre a importância do consumo responsável, da destinação correta dos resíduos e da reciclagem. O objetivo é que todos se sintam parte da solução e tenham atitudes corretas na preservação do meio ambiente. Em uma tenda, a equipe explica e mostra a origem do lixo que vai parar no mar, seus efeitos e métodos de conscientização. 
 
O evento contará também com aula de alongamento e a atividade cultural “Marea: no balanço do mar”, cuja direção e interpretação é de Marcela Fulô, artista e professora de dança. O espetáculo é composto por jogos e brincadeiras dançadas inspiradas na cultura caiçara e voltada para o público infanto-juvenil. 
 
Para a secretária de Meio Ambiente, Flávia Ramacciotti, “a ação traz visibilidade sobre a problemática do lixo nas praias, conscientizando a população sobre a necessidade de reduzir a poluição marítima, especialmente a que advém de atividades terrestres (pequenas embalagens, bituca de cigarro, palitos de sorvete, sacolas plásticas, etc), que, além de poluírem o meio ambiente, podem ser fatais”.
 
A diretora do departamento de Sustentabilidade Meiwa, Úrsula Mei Huang, afirma que o ideal é que não haja resíduos na natureza e, para isso, é importante ensinar e estimular a sociedade para a conscientização ambiental. “Acreditamos que todas as ações e parcerias em prol da sustentabilidade transformam o indivíduo e a sua relação com o meio ambiente”.
 
Inscrição
 
Os voluntários interessados em participar devem se inscrever via QR Code ou no site: https://www.sympla.com.br/evento/dia-mundial-de-limpeza-de-praias-e-rios/2131131. 
 
No dia do evento, receberão um kit com colete, luvas e sacos de lixo para a limpeza da praia. Ao final da limpeza os resíduos coletados passarão por pesagem e serão destinados corretamente de acordo com o seu estado e características.

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite