Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 19 de junho de 2024.
16/09/2023
NOTÍCIAS
Prefeito Kayo Amado divulga em live empresa responsável pelo início das obras do VLT na Área Continental
Um novo e importante passo para que os mais de 150 mil moradores da Área Continental de São Vicente passem a contar com o VLT (veículo leve sobre trilhos) como meio de transporte foi dado. Na manhã desta sexta-feira (15), o prefeito Kayo Amado divulgou, em live no Facebook e no Instagram, o resultado da licitação que contempla o consórcio Paulitec-Agis como responsável pelo início das obras na região. A empresa gerenciará a recuperação do trecho ferroviário da Ponte dos Barreiros, onde será ampliado o número de estacas e reestruturada a parte ferroviária, além da entrega de uma ciclovia.
 
A conquista é fruto de um trabalho conjunto entre Prefeitura, Governo de São Paulo e EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). Vale lembrar que, em julho de 2022, o então chefe do Executivo do Estado, Rodrigo Garcia, anunciou o investimento para as obras do trecho ferroviário da Ponte dos Barreiros, anexo à parte rodoviária. O atual governador, Tarcísio de Freitas, garantiu ao prefeito que as obras do VLT na Área Continental terão atenção especial em seu mandato. 
 
"O VLT cruzando a Ponte representará uma economia de tempo, em alguns casos, de até três horas diárias em deslocamentos para a nossa população da Área Continental. O que era sonho vai se tornando realidade. E estamos aqui, de maneira transparente, assumindo o compromisso de mantê-lo informado", ressaltou Kayo Amado.
 
A licitação da EMTU concluiu que a empresa contratada oferece o melhor projeto, com serviços orçados em R$193 milhões. 
 
De acordo com o planejamento apresentado da Fase 3 do VLT, o meio de transporte será estendido com a entrega de três novas estações (Ponte Nova, Quarentenário e Rio Branco), além do Terminal Samaritá. 
 
Ainda no ano passado, o prefeito e demais integrantes da equipe técnica da Administração Municipal se reuniram com Estado e representantes da EMTU para a apresentação do documento 'as built', traduzido como 'como construído', detalhando todas as obras executadas sob supervisão da Prefeitura de São Vicente.
 
Vale ressaltar que a recuperação da parte ferroviária representa o início do projeto que irá ligar a região Insular à Área Continental. Haverá também a execução das obras no trecho pós-ponte, que estão sob fase de documentação, cumprindo todos os procedimentos necessários para que não haja prejuízo ambiental. 
 
"Está acontecendo. Já consta no orçamento. Foi um trabalho árduo para viabilizar esse investimento. Sabemos do sofrimento que muitos passaram quando a Ponte dos Barreiros esteve fechada. As obras aconteceram e, hoje, isso é página virada. Agora, chegou a hora de sonhar ainda mais alto. Sempre bati na tecla de que todo serviço ofertado na Área Insular precisa, também, estar disponível na Continental. Seguirei trabalhando para que isso aconteça", concluiu o prefeito.
 
Confira a live do prefeito Kayo Amado nos seguintes canais:
 


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite