Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
20/09/2023
NOTÍCIAS
Auxiliares e enfermeiros recebem capacitação sobre vacina BCG
A tarde desta terça-feira (19) foi repleta de aprendizados e enriquecimento curricular no conhecimento na UBS Central sobre a vacina Bacillus Calmette-Guérin, mais conhecida como BCG, que é eficaz na prevenção à tuberculose, uma doença infecciosa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Enfermeiros e auxiliares de enfermagem da Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau-SV) passaram por treinamento sobre o imunizante, que completou 100 anos de existência em 2021. 
 
Um dos objetivos da capacitação foi a habilitação de mais profissionais que atuam nas unidades de Atenção Básica para a aplicação da vacina que todos os bebês recebem nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade, deixando a famosa marquinha no lugar da aplicação.
 
Lourdes Aparecida, professora da Universidade Paulista (UNIP), juntamente com suas alunas do 8° semestre da graduação de Enfermagem, foi quem ministrou o treinamento. A docente já esteve na Cidade em outras ocasiões, capacitando e compartilhando sua experiência na área da saúde em diversos temas.
 
"No ano passado estivemos aqui com o pessoal falando sobre a tuberculose, um tema que também será abordado na capacitação. Porém, dessa vez, nosso foco é retomar a questão da vacina BCG e ressaltar a importância da aplicação da dose única de proteção, que é importante no primeiro ano de vida até os 5 anos de idade. Vamos destacar, também, a importância desse imunizante para os casos graves da doença. É uma oportunidade muito boa para a rede da Cidade e para os profissionais retomarem os conhecimentos sobre essa vacina", destacou Lourdes Aparecida.
 
A especialista não escondeu a felicidade ao rever suas antigas alunas na universidade, que hoje estão atuando nas unidades de São Vicente. "Fico feliz em saber que vocês estão prestando atendimento na Atenção Básica de São Vicente e ajudando a melhorar a qualidade da saúde nas unidades", declarou.
 
O encontro foi dividido em dois momentos, primeiramente a parte teórica, no qual foram abordados os variados tipos de tuberculose, manifestações clínicas, transmissão, diagnóstico laboratorial, prevenção, história da vacina BCG, tratamento, farmacologia, composição da dose, esquema básico e via de administração.
 
A estudante Izabelle Fróes, de 21 anos, ministrou a parte acadêmica sobre o histórico da doença e da vacina. Nervosa, mas contente e feliz por estar auxiliando na capacitação, ela ressaltou que o evento foi uma oportunidade enriquecedora para sua carreira. "Educar os profissionais de saúde é crucial, independentemente do momento, pois educando e capacitando os técnicos, consequentemente a população será capacitada. É uma pauta super importante, ainda mais se tratando de imunização para os bebês".
 
Logo após, foi dada a largada à parte prática, na qual os profissionais puderam praticar o ato de vacinação. Para isso, foram usados materiais como seringas, agulhas, luvas e uma pele de porco para similar o braço de um bebê.
 
A enfermeira e responsável técnica pelo posto de vacinação do Brisamar Shopping, Janaína Coluchi, de 41 anos, participou do treinamento da BCG pela primeira vez. "É uma capacitação de suma importância para nós profissionais,  pois é uma vacina bem diferente das demais. Como trabalhamos diretamente com imunizantes, é sempre bom aumentar e aprimorar o conhecimento para podermos levar adiante e conseguir colocar em prática no nosso dia a dia".
 
Presente no treinamento e, também, compartilhando seu conhecimento sobre o assunto, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Elisângela Silva de Jesus, destacou que essas capacitações da BCG fazem parte dos esforços globais para controlar a tuberculose e espalhar ainda mais ensinamentos sobre a gravidade da doença. "Nos reunimos para capacitar mais profissionais da rede a aplicarem a vacina e alcançar todos os munícipes. Um dos nossos objetivos e planejamento que já estão sendo colocados em prática é intensificar a busca por uma maior cobertura vacinal desse imunizante. Esses treinamentos fazem parte dos nossos planos".
 
Na próxima terça-feira (26), às 13h, também na UBS Central, será realizado um segundo treinamento sobre a vacina BCG para mais profissionais de saúde. Ao final dos dois treinamentos, os enfermeiros e auxiliares receberão certificados profissionalizantes.
 
Por Emerson Nascimento

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite