Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
20/09/2023
NOTÍCIAS
Alunos da UE Lions Clube tem primeiro dia de aula de robótica
Desde essa quarta-feira (20) os alunos da UE Lions Clube, em São Vicente  tem aulas de robótica na própria unidade educacional, graças a uma parceria com o SESI/Santos. Durante três meses os estudantes aprenderão programação desde o nível básico até o avançado. 
 
A novidade agradou alunos e suas famílias. Para Alexandra Marcia de Melo, mãe do aluno  do 6º ano, Vitor Hugo de Melo,  de 12 , as aulas preparam para o futuro: “Hoje em dia quem não tem informática e inglês não consegue boa colocação no mercado de trabalho. É muito bom isso na escola, pois há pessoas que não têm condições para pagar um curso”. Ela ressalta que o filho também está feliz com o primeiro dia de aula de robótica. 
 
Quem também está satisfeita é a técnica de enfermagem Daniela Gross de Moraes. Sua filha, Sofia Gross de Moraes, também do 6º ano, teve a primeira experiência com programação através da iniciativa. "Eu achei maravilhoso. É algo novo para mim, eu falei para a Sofia que é da atualidade, o que é muito importante para os alunos", afirma. 
 
Ayla Silva Souza e Bruno Couto da Silva, estudantes do 6º e 7º ano, respectivamente, disseram que o professor explica muito bem e que foi uma aula bem interativa. "A gente consegue aprender coisas que dá para levar para a vida", ressaltou Bruno.
 
Curso
 A assessora pedagógica da Secretaria de Educação (Seduc), Regina Célia Viana Moraes, que integra o projeto de Núcleo e Parceria da Seduc, explica sobre a iniciativa: "Fomos procurados pelo SESI/Santos para oferecerem, gratuitamente, aulas de programação e robótica para as crianças. Com isso, eles forneceram os equipamentos e hoje as aulas iniciaram, a princípio, com 125 alunos inscritos. A duração será de três meses e, por enquanto, só estudantes matriculados do 6º ao 9º ano do Lions Clube poderão frequentar o curso”.

Ela explica como é feita a distribuição nos períodos letivos: “As aulas ocorrem todas as quartas-feiras no contraturno, ou seja, quem estuda no período da tarde vem de manhã e quem frequenta o período da manhã vem à tarde. São cinco horários de aulas, com duração de uma hora e meia cada uma”.

Robson Luís Santos Ferreira, orientador educacional digital no SESI-Santos é quem vai ensinar os alunos. 
"Eles aprenderão programação em Python, Java Script e, o principal, programação em blocos".

Já na aula inaugural eles puderam ver os conceitos de dados e lógica de programação.

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite