Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
22/09/2023
Coral "SUSpirando" se apresenta no HDV e emociona os pacientes
Emoção, alegria, empatia e muita música boa foram os ingredientes da receita de sucesso da apresentação do Coral "SUSpirando", nesta quarta-feira (20), no Hospital do Vicentino (HDV). O grupo, que é formado por servidores da Secretaria de Saúde (Sesau), cantou e emocionou, pela segunda vez, os pacientes, acompanhantes e profissionais da unidade hospitalar.

No repertório, diferente da primeira apresentação, mas com as mesmas características de entoar músicas animadas, descontraídas e que levam mensagens de esperança a todos, a equipe cantou "A Paz", do Roupa Nova, "Superfantástico", da Turma do Balão Mágico e "Amiguinho", da novela "Carrossel". Nos primeiros minutos da apresentação, os mais de 40 servidores arrancaram lágrimas de emoção e sorrisos encantadores de todos que estavam presentes.

Nesta apresentação houve também bolinhas de sabão, bexigas de coração e rosas vermelhas entregues aos pacientes. Tudo para deixar o momento mais mágico, lúdico e alegre.

Maria Eliana dos Santos, de 65 anos, foi uma das acompanhantes mais animadas da unidade. Soltando a voz e dançando com os integrantes do coral, ela relata que todos precisavam deste momento. "Estávamos todos tensos e apreensivos por conta da doença do meu irmão. Eu amei a escolha das canções, pois me fez voltar à infância e ser criança novamente". A música é um remédio poderoso, melhor que qualquer antibiótico", brincou.

Em lágrimas, Marisa Lima da Silva, de 66 anos, disse que deveria ter sempre essas apresentações, pois são maravilhosas. "Eu achei ótimo, lembrou da minha infância. Só vemos doença aqui, muita dor e sofrimento, e eles vieram para nos alegrar. Assim como os médicos e enfermeiras que atuam aqui no HDV, o grupo foi muito atencioso com a gente".

Servidora na Sesau há quase 30 anos e integrante do coral "SUSpirando", Carla Guerra fez questão de destacar que é a primeira vez em cerca de três décadas de trabalho que vivencia esse momento mágico. "Além de valorizar as pessoas, aproxima muito os profissionais. Isso é uma forma de amolecer nosso coração, nós conseguimos nos divertir e nos unir ainda mais como gestão. É emocionante demais. Agradeço a secretária pela criação do coral, que está sempre presente nos ensaios com muita alegria, carinho e ideias. A humanização dos pacientes é primordial”.

A apresentação desta quarta (19) contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS-SV), Thaynã Amado, que se solidarizou com a ação especial e fez questão de participar da cantoria. "Viemos trazer um pouquinho de empatia e alívio para todos. Além, claro, de muito amor. No fim, nós saímos daqui mais carregados de amor, porque é um momento único e que celebramos nossa união, paz e esperança para dias melhores".

Michelle Santos, secretária da Saúde, mais uma vez esteve na linha de frente do coral, animando e puxando todos pacientes e acompanhantes para cantarem junto. “É  uma realização estar aqui pela segunda vez no HDV, trazendo boas energias e estando mais próximo dos nossos munícipes. Tirar sorrisos dos rostos é gratificante demais. Ao final de todas as apresentações, eu recarrego minhas baterias, obtenho força e garra para continuar enfrentando os desafios da saúde”.

Por Emerson Nascimento