Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
28/09/2023
NOTÍCIAS
Profissionais de saúde concluem o treinamento sobre vacina BCG
Para habilitar mais profissionais que atuam nas unidades de Atenção Básica para a aplicação da vacina Bacillus Calmette-Guérin, mais conhecida como BCG, que é eficaz na prevenção à tuberculose, a Secretaria de Saúde (Sesau) de São Vicente capacitou cerca de 50 profissionais, entre enfermeiros e auxiliares de enfermagem, em um treinamento sobre o imunizante que deixa a famosa marquinha no braço das pessoas.
 
Realizado em dois dias, 19 e 26 de setembro, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, a capacitação reuniu profissionais de diversas unidades de saúde da Cidade, que foram submetidos a orientações teóricas e ensinamentos práticos sobre o imunizante, que completou 100 anos de existência em 2021.
 
A tarde de ensinamentos foi comandada pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica de São Vicente, Elisângela Silva de Jesus, pela professora da Universidade Paulista (UNIP), Lourdes Aparecida, e suas alunas do 8° semestre da graduação de Enfermagem.
 
Para iniciar o treinamento, foi apresentado para os profissionais uma lista completa dos variados tipos de tuberculose, as manifestações clínicas, a transmissão, o diagnóstico laboratorial e a prevenção. Logo após, iniciou-se a parte teórica sobre a história da vacina BCG, tratamento, farmacologia, composição da dose, esquema básico e via de administração.
 
Para finalizar a capacitação sobre a BCG, foi dada a largada à parte prática, na qual os profissionais puderam praticar o ato de vacinação. Para isso, foram usados materiais como seringas, agulhas, luvas e uma pele de porco para similar o braço de um bebê. 
 
A auxiliar de enfermagem Gisele Oliveira, que atua na rede de vacinas da Sesau, saiu da capacitação realizada e empolgada com o reforço na expansão curricular sobre a vacina. "Esse tipo de treinamento é extremamente relevante para ampliar nosso conhecimento, porque prepara e deixa a gente mais apta para o dia a dia, nos ajudando a relembrar o que aprendemos há algum tempo. Fora que acrescenta muito, pois ajuda a ter mais segurança na hora de aplicar a vacina e explicar para as mamães com propriedade e sabedoria para que serve a BCG, quais sintomas podem acarretar e os cuidados a serem seguidos".
 
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Elisangela Silva de Jesus, destacou que recebeu um feedback muito positivo da primeira turma de profissionais que participou do treinamento. "A equipe saiu maravilhada, contente, e gostaram da nossa didática e da capacitação. Serviu como uma forma de reciclagem dos conhecimentos tanto para aqueles que já atuam na área, como daqueles que não tinham o costume de aplicar a dose de proteção”.
 
Ao final do treinamento, todos os profissionais receberam certificados profissionalizantes de conclusão da capacitação.
 
Por Emerson Nascimento

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite