Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
28/09/2023
NOTÍCIAS
Cerca de 100 alunos do Fundo Social celebram formatura nesta quarta-feira (27)
Na manhã desta quarta-feira (27), os alunos empreendedores do Fundo Social de Solidariedade (FSS), celebraram a conclusão dos cursos de Corte e Costura, Crochê, Padaria Artesanal e Artesanato, demonstrando seu potencial empreendedor e criativo. 
 
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Thaynã Amado recebeu agradecimentos dos alunos em forma de presentes artesanais feitos por eles e expressou sua imensa gratidão aos formandos e à equipe do Fundo Social de Solidariedade por seu compromisso incansável com a comunidade. "Eu agradeço a todos vocês pela confiança no nosso trabalho. Agradeço às nossas professoras que com muito empenho, com muita dedicação, com muito amor e paciência ensinaram aquilo que elas sabem para vocês. E eu tenho certeza de que hoje vocês estão muito melhores do que vocês chegaram naquela nossa aula inicial. O Fundo Social é um local de transformação de vidas, é um local que a pessoa entra, aprende, conhece, conhece pessoas, faz amizades, cria relacionamentos, conhece uma habilidade nova, consegue empreender, consegue, de repente, arrumar algum emprego na área e tem a sua vida transformada. Parabéns a todos!"
 
O prefeito Kayo Amado também prestou homenagem aos formandos e ressaltou a importância dos cursos para o desenvolvimento da cidade. "Investimos nas crianças para um futuro melhor, a gente tem que cuidar melhor dos nossos pequenos. Esse é um caminho que a gente escolheu trilhar, mesmo assim, tem muita coisa boa acontecendo ao mesmo tempo. O exemplo disso são vocês aqui, sendo formados no fundo social, sem burocracia e com muito amor, cuidando para que todo mundo possa ver uma oportunidade, seja de criar um novo círculo de amizades, aprendendo uma nova profissão ou aprendendo um novo hobby, seja podendo se desenvolver e se recolocar no mercado de trabalho. Então, que coisa bonita! Eu preciso pedir uma salva de palmas para todos vocês, parabéns a todos."
 
A vice-prefeita, Sandra Conti, acrescentou palavras de encorajamento aos formandos, destacando a importância de continuar aprendendo e compartilhando conhecimento com os outros. "Como é especial começar o dia, passar ao lado de muita gente, todo mundo feliz, todo mundo sabendo que conquistou algo importante. Lembro quando a Thaynã começou com os cursos. Vocês estão se formando hoje e vocês não sabem, mas, ela já está pensando na próxima turma. Isso que vocês estão ajudando a movimentar é muito importante. Estão de parabéns, porque resolveram, também, mudar a vida de vocês. "
 
Durante a cerimônia houve a entrega solene de certificados aos formandos, um reconhecimento oficial de suas realizações. Esses certificados, para os alunos, simbolizam não apenas a conclusão dos cursos, mas, também, a preparação para novos horizontes e oportunidades que se abrem diante deles. 
 
A aluna de corte e costura da área continental, Lucília de Jesus, comenta a importância de darem visibilidade às mulheres e ao local onde mora: "Como é importante termos em nossa cidade uma pessoa que tem um olhar sensível para as periferias, né? Assim como é essencial ter esse olhar voltado às mulheres,  dessa forma se expande a possibilidade de mulher, dona de casa, ali cuidando dos filhos, cuidando do marido, que são muito boas no que se propõem a fazer. Eu gostaria de agradecer, vou agradecer primeiramente à primeira-dama, à Presidente do Fundo Social, ao prefeito, à vice-prefeita que está aqui também, às professoras, que não guardam conhecimento. O sábio é aquele que dá o seu conhecimento ao próximo e isso é muito especial."
 
Os alunos agora estão preparados para enfrentarem novos desafios, levando consigo não apenas habilidades valiosas, mas, também, a esperança de um futuro mais brilhante para eles e suas famílias.
 
Pâmela Prisicila expressa, durante a celebração, sua gratidão "Primeiramente agradecer ao Kayo e à sua esposa pela oportunidade. Foi muito bom ressaltar a importância da sala recém-inaugurada nessa Secretaria, da comunidade. Queria agradecer a todos, à professora Kátia em especial, uma professora excelente, uma amizade para a vida toda. Agradecer às minhas amigas também.  Foi um curso muito proveitoso, gostamos muito de fazer e queremos mais."
 
Já o aluno Fábio Cardoso levou suas anotações para agradecer tal oportunidade e destacar sua jornada construída em conjunto aos colegas e professoras "Desejo expressar minha gratidão em nome de toda a turma do curso de corte e costura, a todos que contribuíram com essa jornada. O curso foi uma experiência linda para mim e creio que para todos os colegas também, com a oportunidade aprender sem nenhum ônus. Sabemos o quanto é caro um curso profissionalizante atualmente. Por isso, expresso a nossa gratidão ao Fundo Social, representado pela presidente, Thaynã Amado.  Tem uma frase que diz, quem ousa conquistar e sair para lutar, chega mais longe. Não desistam dos seus sonhos, adiante, praticando o que vocês aprenderam na sala de aula"
 
Este evento enfatizou a visão inclusiva e educacional do Fundo Social de Solidariedade de São Vicente, demonstrando como o aprendizado de habilidades artesanais pode unir uma comunidade em torno do espírito de solidariedade e crescimento.
 
Durante a cerimônia, após a entrega solene dos certificados, os talentosos alunos Diniz e Fábio emocionaram a todos com uma apresentação musical, que acrescentou um toque de arte e beleza ao evento.
 
Para encerrar a celebração um desfile exibiu os trabalhos artesanais e culinários realizados pelos formandos ao longo do período do curso. As peças de corte e costura foram admiradas e aplaudidas pela plateia, demonstrando o nível de habilidade e criatividade alcançados pelos alunos.
 
A formatura foi um sucesso não apenas para os estudantes, mas, também, para a equipe por trás desses cursos promovidos pelo FSS. As obras de arte produzidas pelos alunos agora podem ir para exibição na sede do Fundo Social, localizada no shopping Brisamar, com a possibilidade de serem apresentadas na Feira Arte da Primeira, realizada aos domingos na Praça 22 de Janeiro.

Por Cendy Domingues

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite