Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
29/09/2023
NOTÍCIAS
Projeto da UE Octavio de Cesare aproxima alunos e família com confecção de instrumentos
Pesquisas apontam que o estudo sobre instrumentos musicais ajuda na memorização. Dessa forma, alunos dos 4º anos da UE Octavio de Cesare, no Catiapoã, não apenas estudaram a respeito de instrumentos de percussão, sopro e de corda, como confeccionaram os preferidos deles.
 
A coordenadora pedagógica da unidade educacional, Cilaine Regina Melo Vieira, explica que em uma aula de artes surgiu a ideia de produzir os instrumentos e envolver a família no projeto. “Desde o início, a relação interpessoal entre pais e filhos melhorou”.
 
Viviane Cristina França Lima, microempreendedora e mãe da Mariana, de 9 anos, ressalta a importância desse projeto. “Foi bem legal porque fizemos juntas o tambor. E é importante trazer os pais para dentro da escola com eventos desse tipo”.
 
Responsáveis pelo projeto, as professoras Deise Aoki e Luci Intrieri reuniram as disciplinas de língua portuguesa e artes, com objetivo de desenvolver o gosto pela música. “As notas musicais se comunicam com o mundo todo. As atividades consistem em apresentar os instrumentos por meio de vídeos ilustrativos e, com isso, cada um pegou o gosto pelos instrumentos”, comenta a professora Luci.
 
Entre os instrumentos confeccionados, construídos em casa com material reciclado, estava o violão do aluno Bruno dos Reis Franchini, de 9 anos. “Meus pais ajudaram a produzir o instrumento. Meu pai recortou o papelão com o estilete, minha mãe colocou as cordas e eu colei com cola quente”.
 
A aluna Heloisa Helena da Silva Vieira, de 10, também construiu um violão. ”Ele ficou muito bonito. Eu utilizei uma caixa de um jogo, papelão, barbante e fita”. 
 
Yasmin Lima Camargo, de 9, e Kauê Luca Lima dos Santos, de 10, escolheram tambor. No caso de Yasmin, a avó dela, Vera Lucia, ajudou na construção. 
 
Quem ajudou Kauê foi o pai dele. Essa interação entre alunos e familiares realça o intuito do projeto. “Os responsáveis trabalham o dia inteiro, mas, por meio desse trabalho, aproximamos a família”, comenta a diretora da unidade escolar, Maira Godoy Alcedo. 
 
Além de violão e tambores, foram confeccionados chocalho, guitarra, maraca, castanhola e pau de chuva. Os instrumentos ficaram expostos na manhã desta quinta-feira (28) para alunos e familiares conhecerem. Também houve uma apresentação com todos tocando seus instrumentos musicais.

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite