Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
03/10/2023
Turmas de 9º ano participam de 4ª prova 'Avalia SV' na quarta-feira (4)

Com envolvimento de 5.692 alunos, as turmas do 9º ano de toda a rede municipal de São Vicente participam nesta quarta-feira (4) da quarta e última prova do Avalia SV, concluindo o ciclo de avaliações diagnósticas promovido pela Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a Rede Municipal de Educação de Sobral (CE). Na terça-feira (3), a prova foi aplicada para os 5ºs anos.

Ao longo do ano letivo, os estudantes participaram ativamente do processo que tem como objetivo analisar o progresso na qualidade da aprendizagem dentro da Rede de Ensino.

Para alcançar tal objetivo, a equipe educacional, incluindo gestores e docentes, dedicou-se durante quatro meses a uma série de formações consolidadas pelo Programa Parceiros da Educação, com o compromisso de aprimorar os métodos de ensino e oferecer o suporte necessário aos estudantes.

Simultaneamente, os alunos obtiveram acesso a programas de recomposição de aprendizagem estabelecidos na Educação da Cidade, como o PROALFA e o Cursinho Cellula Mater, além de utilizarem de recursos pedagógicos fornecidos pelo APROVA Brasil e MEN10.

Para a supervisora da Diretoria Pedagógica, Michelle Paraguai, “o comprometimento com a Educação, em que buscamos fortalecer os pilares essenciais e que contribuem, diariamente, para transformar o Ensino do Município, é muito significativo para a nossa gestão, permitindo com que os resultados das avaliações, que são fundamentais para análise dos dados, possam ser verificados às necessidades da Rede”.

As ações contínuas implementadas não apenas somam para contribuir significativamente à educação vicentina, mas também estruturam docentes e alunos para a realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), previsto para o final de outubro e início de novembro.

A parceria justifica-se diante dos grandes resultados obtidos pelo município cearense, que nos últimos anos registra bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2021, Sobral obteve nota 8,0 na avaliação dos anos iniciais (1º ao 5º ano), entre todos os municípios do Brasil com mais de 50 mil habitantes, ficando em primeiro lugar no ranking. Nos anos finais (6º ao 9º), a menção de 6,6 entre os municípios com mais de 60 mil habitantes também garantiu a liderança.

O prefeito Kayo Amado ressalta que parcerias como essa são bem vindas. "Toda e qualquer iniciativa que melhore a qualidade do Ensino em São Vicente é importante e relevante para o nosso Governo. Essa parceria com a Prefeitura de Sobral, que tem obtido excelentes índices de avaliação, reforça o nosso compromisso com as crianças e a educação do nosso município".

Por - Renato Pirauá