Santos - São Paulo - Brasil, 25 de fevereiro de 2024.
04/10/2023
Avalia SV 2023 encerra ciclo com provas aplicadas a turmas de 9º ano

Com adesão de mais de 5,6 mil alunos de 5º e 9º anos de 48 unidades educacionais, a rede municipal de ensino aplicou nesta quarta-feira (4) a última prova do Avalia SV, de um total de quatro realizadas no decorrer do ano letivo.

O encerramento se deu com as turmas de 9º ano, em que 1.782 estudantes tiveram o desafio de responder 52 questões objetivas - 26 de língua portuguesa e 26 de matemática. Já as provas do 5º ano foram aplicadas um dia antes, na terça-feira (3), para 3.922 crianças.

Uma das escolas envolvidas no processo foi a UE Pastor Joaquim Rodrigues (Náutica 3), com quatro turmas de 5º ano e três do 9º ano, totalizando mais de 200 participantes. Coordenador pedagógico de anos finais do ensino fundamental, Cid Maia afirma que a preparação junto aos alunos se dá desde a primeira prova, no início do ano. “Eles assimilaram rápido a importância do Avalia SV, não apenas como um instrumento de avaliação externa, mas também para perceber o desenvolvimento na escola”, apontou Cid, destacando que a família também se fez presente. “Os pais entenderam bem a proposta. A comunidade é muito participativa, com envolvimento dos familiares, o que contribui para um resultado positivo”.

A quarta prova, aplicada nos dias 3 e 4 de outubro, concluiu o ciclo de avaliações diagnósticas promovido pela Secretaria da Educação (Seduc) no decorrer de 2023, em parceria com Sobral (CE), por meio do Programa de Redes Municipais Parceiros da Educação. Ao longo do ano letivo, os estudantes participaram ativamente do processo que tem como objetivo analisar o progresso na qualidade da aprendizagem dentro da Rede de Ensino.

Para alcançar tal objetivo, a equipe educacional, incluindo gestores e docentes, dedicou-se durante quatro meses a uma série de formações consolidadas pelo Programa Parceiros da Educação, com o compromisso de aprimorar os métodos de ensino e oferecer o suporte necessário aos estudantes.

Simultaneamente, os alunos obtiveram acesso a programas de recomposição de aprendizagem estabelecidos na Educação da Cidade, como o PROALFA e o Cursinho Cellula Mater, além de utilizarem de recursos pedagógicos fornecidos pelo APROVA Brasil e MEN10.

Para a supervisora da Diretoria Pedagógica, Michelle Paraguai, “o comprometimento com a Educação, em que buscamos fortalecer os pilares essenciais e que contribuem, diariamente, para transformar o Ensino do Município, é muito significativo para a nossa gestão, permitindo com que os resultados das avaliações, que são fundamentais para análise dos dados, possam ser verificados às necessidades da Rede”.

As ações contínuas implementadas não apenas somam para contribuir significativamente à Educação Vicentina, mas também estruturam docentes e alunos para a realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), previsto para o final de outubro e início de novembro.

A parceria justifica-se diante dos grandes resultados obtidos pelo município cearense, que nos últimos anos registra bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2021, Sobral obteve nota 8,0 na avaliação dos anos iniciais (1º ao 5º ano), entre todos os municípios do Brasil com mais de 50 mil habitantes, ficando em primeiro lugar no ranking. Nos anos finais (6º ao 9º), a menção de 6,6 entre os municípios com mais de 60 mil habitantes também garantiu a liderança.

O prefeito Kayo Amado ressalta que parcerias como essa são bem vindas. "Toda e qualquer iniciativa que melhore a qualidade do Ensino em São Vicente é importante e relevante para o nosso Governo. Essa parceria com a Prefeitura de Sobral, que tem obtido excelentes índices de avaliação, reforça o nosso compromisso com as crianças e a educação do nosso município".

Texto - Renato Pirauá

Fotos - Marcel Caldeira