Santos - São Paulo - Brasil, 25 de fevereiro de 2024.
04/10/2023
Professora de São Vicente lança versão em inglês de livro infantil

Professora da rede municipal de São Vicente e autora de seis livros, Regina Travassos lança na tarde deste sábado (7) a versão em inglês de sua produção infantil ‘Sonhando com as Letrinhas’, intitulada ‘Dreaming with tiny letters’. A tarde de autógrafos tem início às 16h, no Instituto Histórico e Geográfico (Rua Frei Gaspar, 280 - Centro).

A ideia surgiu diante da familiaridade cada vez maior com outros idiomas no século 21. “Acredito que é necessário introduzir desde cedo o contato da criança com a língua inglesa, daí a versão de “Sonhando com as letrinhas”, enfatiza a autora.

Trata-se da segunda adaptação da obra, que também este ano ganhou uma versão especial para crianças com deficiência auditiva (em libras) ou visual (em áudio), em um único material com 4 minutos de duração que pode ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=wkul2p_xg5Y. A produção conta com a tradução na linguagem brasileira de sinais (libras) da professora Priscilla Costa, também da rede municipal.

Este é apenas mais um dos diversos projetos de Regina voltados à literatura. Ela conta que sua relação com a escrita começou quando participou de um projeto com creches durante 14 anos. “Fiquei encantada, e quando precisei deixar o projeto eu tinha duas possibilidades: ficar triste, ou contar sobre as histórias que trabalhei nesse período. Foi aí que comparei as crianças com as flores e ingressei na carreira de escritora, escrevendo em 2009 ‘Jardim de Flores da Infância’. Na sequência ‘Contos de Malecon’, com três histórias para meus filhos Mariana, Leonardo e Conrado”, conta a professora.

Depois, veio ‘A peripécia de uma caloura em campanha’ (2013), apresentando o período em que foi candidata a vereadora, e toda a experiência vivida na política (2017).

A partir de 2018, após participar de diversos cursos voltados à alfabetização, decidiu criar histórias para o público que está aprendendo a ler e escrever. Surgiram, então, ‘O Mundo das Letrinhas’, que apresenta as vogais e trata do meio ambiente; O ‘Sonhando com as Letrinhas’, onde uma criança fica encantada por conhecer o alfabeto e, após tomar uma sopa de letrinhas, sonha com todas as letras na sequência; e ‘A Festas das Letrinhas’, tendo como personagem uma menina que faz aniversário juntando consoantes e vogais.

Todos os livros de Regina estão à disposição e para adquiri-los basta entrar em contato pelo email regitravassos@yahoo.com.br.

Currículo - Maria Regina Araújo Travassos integra há 26 anos o quadro docente da rede municipal de ensino de São Vicente. Ao longo de sua carreira, dedicou 12 anos à pré-escola, lidando diretamente com a fase de alfabetização. Além da pedagogia, a autora tem formação em piano, Educação Artística e pós-graduação em Psicopedagogia. Atualmente atua na Seduc de São Vicente (Seduc), como uma das responsáveis pelo Programa Cultura de Paz e Não Violência nas UEs, além de liderar o programa Psicólogos nas Escolas.

Por - Renato Pirauá