Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de fevereiro de 2024.
05/10/2023
NOTÍCIAS
Protagonista da série 'Sintonia', Christian Malheiros apresentará Encontro de Educadores de São Vicente
Do teatro estudantil praticado na Unidade Educacional Mário Covas Jr (Parque das Bandeiras) a protagonista da série ‘Sintonia’, da Netflix, o ator Christian Malheiros está de volta à cidade natal para o desafio de apresentar o Encontro de Educadores de São Vicente, evento voltado a mais de 2 mil professores da rede municipal de ensino e que acontece nos dias 9 e 10 de outubro, no Ilha Porchat Club.
 
Atualmente vivendo em São Paulo devido aos compromissos profissionais, Christian revela que jamais perdeu a essência do lugar onde nasceu e viveu, valorizando sempre o ambiente escolar. “A escola Mário Covas foi fundamental na formação profissional que tive. Meu primeiro contato com o teatro foi por meio da professora Aline, de Arte. Graças a ela, descobri a minha vocação”. Ele também enaltece a equipe gestora. “As diretoras Cristina Pereira e Ana Cristina Homsi nos olhavam com outra perspectiva. Tínhamos liberdade para produzir peças teatrais, tudo com o aval delas. Participamos de festivais representando a escola. Foi gratificante estudar em um espaço com um olhar tão apurado”.
 
Passados alguns anos, Christian participa de um evento relacionado à educação e aconselha as futuras gerações que hoje se encontram nas salas de aula da mesma rede onde estudou. “Escola não é só onde se adquire conteúdos. É mais que isso: é uma proteção; é um lugar que te blinda com o conhecimento para saber lidar com o que temos de enfrentar lá fora. Enfim, a escola é um ensaio da vida”.
 
Com o tema “Propósito”, a edição 2023 do Encontro de Educadores de São Vicente  convida os professores a refletir sobre seus objetivos na profissão. Serão dez palestras em dois dias de evento, voltadas aos docentes, funcionários e servidores. A ideia é proporcionar um espaço de formação,  compartilhamento de experiências e de muito conhecimento.
 
Estão confirmadas as presenças dos filósofos Clóvis de Barros e Luiz Felipe Pondé entre os palestrantes de diversas áreas do saber e de diferentes níveis do mundo educacional. 
 
Confira a programação:
 
Segunda-feira (dia 9)
 
- Lili Almeida (8h30 às 10h)  - Chef Lili Almeida (8h30 às 10h) - Comunicadora digital com cerca de 990 mil seguidores em seu perfil no Instagram, atualmente aborda assuntos relacionados ao autocuidado, empoderamento feminino e negro. 
Tema: O Poder de simples gestos quando carregados de Intenção. Público-alvo: Professores de todas as Etapas de Ensino, Equipe Gestora com acúmulo de cargo e Profissionais da Cozinha.
Público-alvo: Equipe Gestora, Coordenadoras de Assuntos Pedagógicos (CAPS), Diretoria de Alimentação Escolar (DAE), Profissionais da Cozinha e Professores.
 
- Paulo Fochi (13h às 14h30) - Doutor em Educação e pedagogo pela Universidade de São Paulo (USP), Paulo é pesquisador e escritor de assuntos ligados à Educação Infantil e fundador do Observatório da Cultura Infantil (OBEDECI), uma comunidade de investigação, inovação e de apoio ao  desenvolvimento profissional.
Tema: O Brincar Heurístico na Educação Infantil.
Público-alvo: Equipe Gestora, Coordenadoras de Assuntos Pedagógicos (CAPs), Professores de todas as Etapas de Ensino (preferencialmente da Educação Infantil)  e Atendentes da Educação Infantil.
 
- Anderson Novello (15h às 16h30) - Escritor, palestrante e formador, Anderson ministra palestras e cursos sobre literatura, Língua Portuguesa, alfabetização e letramento, contação de histórias, jogos teatrais e dinâmicas de grupo. Com cerca de nove livros publicados, suas obras são voltadas ao público infantil, infantojuvenil e para o público adulto, sempre trazendo aprendizados e lições a serem incorporadas na vida pessoal e profissional dos leitores.
Tema: A Arte da Escutatória.
Público-alvo: Equipe Gestora, Coordenadoras de Assuntos Pedagógicos (CAPs) e
Professores de todas as Etapas de Ensino e funcionários em geral.
 
- Natacha Costa (17h às 18h) - Diretora geral da Associação Escola Aprendiz desde 2016, ela é psicóloga pela PUC-SP, mestranda na faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e participante na construção de agendas da Educação Integral no país.
Tema: Propósito: Qual o papel social da escola?
Público-alvo: Equipe Gestora, Professores de todas as Etapas de Ensino, Atendentes de Educação e Estagiários.
 
- Pondé (19h às 20h30) - Luiz Felipe Pondé é um filósofo ensaísta brasileiro, além de autor de diversos livros sobre o tema. Graduado em medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e filosofia na Universidade de São Paulo (USP), Pondé assina uma coluna no jornal Folha de São Paulo, onde aborda temas sobre comportamento, religião, ciências, entre outros temas. Além disso, Pondé é um dos apresentadores do programa Linhas Cruzadas na TV Cultura.
Tema: Valores e limites
Público-alvo: Equipe Gestora, Coordenadoras de Assuntos Pedagógicos (CAPs) e Professores de todas as Etapas de Ensino (Preferencialmente Educação de Jovens e Adultos) e funcionários em geral.
 
Terça-feira (dia 10) 
 
- Clóvis de Barros (8h30 às 10h) - Bacharel em Jornalismo, Comunicação Social e Mestre em Ciência Política pela Universidade de Paris, Clóvis é palestrante e filósofo, marcando presença em eventos por todo o Brasil e internacionalmente. Sua atuação se dá por meio das redes sociais com o oferecimento de cursos e conteúdo interativo com os cerca de 700 mil seguidores.
Tema: A vida que vale a pena ser vivida
Público-alvo: Professores de todas as Etapas de Ensino e Equipe Gestora com acúmulo de cargo.
 
- Gustavo Forde (10h30 às 12h) - Professor na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde atua na área da Educação das Relações Étnico-raciais, Forde realiza estudos e pesquisas em descendência e relações étnico-raciais na Educação. Também é autor do livro “Vozes negras na História da Educação: racismo, Educação e movimento negro no Espírito Santo”.
Tema: Implicações de uma Educação com Equidade Étnico-racial.
Público-alvo: Equipe Gestora, Coordenadoras de Assuntos Pedagógicos (CAPs), Professores de todas as Etapas de Ensino e funcionários em geral.
 
- Andrei Müzel (14h às 15h30) - Ex-Secretário de Educação do município de Itapeva, Andrei atua na formação de professores das Redes Municipais de Ensino. Possui o título de Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba (Uniso), Doutor em Educação pela Universidade Nacional de La Plata e graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).
Tema: Propósito de Vida
Público-alvo: Equipe Gestora, Coordenadoras de Assuntos Pedagógicos (CAPs),  Professores de todas as Etapas de Ensino e funcionários em geral.
 
- Jane Haddad (16h às 17h30) - Atuante por mais de 20 anos em escolas como, professora, coordenadora pedagógica e diretora, Jane é Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná, Psicopedagoga pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, além de autora de livros. Atualmente, participa de inúmeros encontros e congressos nacionais e internacionais compartilhando seus conhecimentos.
Tema: Escola que queremos…escola que podemos…
Público-alvo: Equipe Gestora, Coordenadores de Assuntos Pedagógicos (CAPs), Professores, Atendentes de Educação, Estagiários da Inclusão e Comunidade Escolar (Aguardar convite a ser enviado).
 
- Leo Fraiman (19h às 20h30) - Psicoterapeuta, escritor, palestrante e coaching, Leo Fraiman é especialista em psicologia escolar, mestre pela USP em Psicologia Educacional e desenvolvimento humano. Seu trabalho hoje abrange mais de 50 mil alunos em cursos e workshops on-line. Ele também é desenvolvedor da metodologia OPEE, adotada em mais de 1.500 escolas em todo o Brasil.
Tema: Propósito
Público-alvo: Equipe Gestora, Coordenadores de Assuntos Pedagógicos (CAPs), Professores de todas as etapas de Ensino, Atendentes de Educação e Comunidade Escolar (Aguardar convite a ser enviado).
 
Por - Renato Pirauá

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite