Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
06/10/2023
Estudantes aprendem segredos da fotografia jornalística com profissional na UE Caic Ayrton Senna
Os alunos do 8º e 9º anos da Unidade Educacional Caic Ayrton Senna (Humaitá) tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades fotográficas graças a uma aula especial de noções de fotografia jornalística, ministrada pelo profissional Tadeu Filho.

A  iniciativa foi organizada pela Secretaria de Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria de Imprensa e Comunicação (Seicom) da Prefeitura de São Vicente.

A sala de aula se transformou em um estúdio de aprendizado, na manhã de quinta-feira (5), quando Tadeu, fotógrafo da Prefeitura, compartilhou seu conhecimento com os jovens talentos da UE.

Tadeu falou sobre a importância do bairro Humaitá, depois apresentou fotografias e trechos dos filmes Climax, do diretor argentino Gaspar Noé (irreversível 2002), e Night Fishing, do diretor sul coreano Park Chan-wook (Old Boy 2003), nos quais se destacava a direção de fotografia. Essa abordagem enfatizou a importância de não se concentrar exclusivamente no aparelho celular utilizado, mas sim de conceber ideias criativas como base para capturar uma imagem memorável.

Os alunos do 8º ano, seguidos pelos alunos do 9º ano, interagiram sobre como dá para interpretar cada foto e, assim, desenvolver a habilidade de capturar momentos únicos e contar histórias por meio de suas lentes para o concurso.

Tadeu destaca como se sentiu ao dar a aula. "Foi interessante passar um pouco de minha experiência profissional. Os alunos prestaram atenção e gostaram. Foram bem participativos na aula. O intuito é mostrar que, independentemente da câmera fotográfica ser nova ou antiga, o mais importante é a criatividade para capturar uma imagem. Mostrei fotos incríveis feitas com celular, há 20 anos. Por isso o que mais conta é a criatividade".

A coordenadora, Elaine Roque, destacou a importância das dicas apresentadas. "Essa aula foi muito enriquecedora para eles, muito importante para formação deles. Os alunos agora estão mais preparados e ficaram superinteressados".

As aulas especiais são porque o bairro Humaitá está se preparando para comemorar quatro décadas de história, e a Secretaria de Educação planejou um concurso de fotografia, poema e desenho para envolver os alunos na celebração.

A aluna Kemilly Silva, 14 anos, comentou sobre o minicurso. "Foi bem legal. Eu nunca tinha assistido a filmes daqueles estilos. Também não tinha conhecimento em fotografia, agora eu já posso tentar. As fotos que ele mostrou são incríveis, com uma mais bonita que a outra".

Texto - Cendy Domingues
Fotos - Cendy Domingues