Santos - São Paulo - Brasil, 24 de fevereiro de 2024.
06/10/2023
Busca Ativa Escolar fortalece combate à evasão no Município

As creches e unidades educacionais desempenham um papel fundamental diariamente no combate à evasão, adotando práticas da Busca Ativa Escolar no Município. Essa estratégia é essencial na promoção da permanência dos alunos na escola e na melhoria dos índices de aprendizagem, garantindo, assim, o acesso à Educação integral.

No ano de 2021, a Secretaria da Educação (Seduc) implantou o programa de Busca Ativa, registrando resultados favoráveis com o retorno de 2.936 alunos às suas respectivas Unidades Escolares. Além do encaminhamento dos demais casos ao Conselho Tutelar. A ação conquistou o 1º lugar na categoria Inovação em Processos Organizacionais, na 1ª edição do Concurso INOVA São Vicente.

Para monitorar a frequência dos estudantes, uma das ações que a Rede de Ensino implementou foi o ‘farol da frequência’, planilha que registra a presença e ausência dos alunos no dia a dia escolar. A ferramenta é atualizada diariamente pelos professores e alunos, e os responsáveis têm acesso para acompanhar a participação de seus filhos.

A Unidade Educacional Vila Ema (Vila Ema) adotou uma estratégia dinâmica. Ao final de cada mês, os docentes contabilizam as informações dos alunos que não apresentaram nenhuma falta durante o período. Os estudantes que se enquadram nesse critério recebem uma homenagem especial: uma foto deles tirada e exposta em um mural, reconhecendo e celebrando seu compromisso com a frequência escolar.

Assistente de direção da UE, Indaiara Rosa destaca o impacto positivo que a iniciativa tem tido nos alunos, que frequentemente demonstram curiosidade e entusiasmo em contribuir com o painel. “Essa ação teve um impacto maravilhoso. Os alunos, por diversas vezes, olharam o painel com comentários satisfatórios, parabenizando os colegas contemplados e com o desejo de estar no próximo mural. Assim, percebemos que a vontade de não faltar, está aumentando”.

A UE Pastor Joaquim Rodrigues da Silva (Náutica 3) destaca-se com o Projeto '100% frequente', uma iniciativa que valoriza e reconhece os estudantes que abraçam com dedicação o compromisso com a presença escolar. No final de cada mês, há um sorteio entre os alunos que obtiveram a frequência completa. Os prêmios variam entre fone de ouvido e uma mochila.

Para a diretora da UE, Débora Schlicht, o projeto não apenas fomentou a participação, mas também promoveu uma competição saudável entre os próprios estudantes e salas de aula, para obter a chance de participar do sorteio mensal. "Eles mesmos se cobram, questionando uns aos outros quando algum dos alunos falta".

A participação ativa dos pais e responsáveis é um fator indispensável para combater a evasão escolar, fortalecendo a parceria entre a comunidade escolar e as famílias. Na Unidade Educacional Gilson Kool (Vila Mathias), essa colaboração é realizada por meio de reuniões mensais que apresentam o painel de frequência, expondo as informações aos responsáveis. Além disso, os encontros reforçam a importância da presença regular alinhada com o processo de aprendizagem. Para as famílias que não podem comparecer às reuniões devido a questões pessoais, a escola oferece visitas domiciliares, mantendo um contato próximo.

“Buscamos elevar a frequência dos alunos diariamente por meio do contato com os pais e responsáveis, conscientizando os mesmos sobre a importância de garantir o direito à educação dos alunos”, enfatiza a diretora da UE, Elisangela Moura. Além disso, a Secretaria da Educação (Seduc) oferece dois programas de recomposição de aprendizagem, o PROALFA e o INTEGRA SV, com o intuito de ampliar a jornada do aluno na escola, disponibilizados no contraturno e aos sábados.

PROALFA - O Programa de Alfabetização Escolar de São Vicente tem como objetivo diminuir as taxas de analfabetismo observadas em estudantes já inseridos na Rede Municipal de Educação. Além disso, os docentes que fazem parte do projeto participam de formações pedagógicas contínuas. Atualmente, o programa atende 1.262 alunos que apresentam dificuldades nas habilidades básicas de escrita, leitura e resolução de problemas matemáticos.

INTEGRA SV - O Programa de Reforço Escolar e Jornada Ampliada da Rede Municipal de Educação tem como objetivo proporcionar aos estudantes um reforço do aprendizado, além da carga horária regular das unidades educacionais. Ele é apoiado por atividades lúdicas, recursos pedagógicos e formação aos docentes, e atende atualmente 4.436 estudantes. Entre os anos de 2022 e 2023, todas as Unidades que adotam o projeto receberam da Seduc, kits, contendo caixas de som, guilhotina, plastificadora, microfone sem fio e jogos pedagógicos. E, com a previsão de entrega em 2024, de novos materiais esportivos.

Texto - Andressa Sgarbi
Fotos - Arquivo Seicom