Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
06/10/2023
Festival da Primavera na UE Matteo Bei une aprendizagem com o lúdico

Os alunos da Unidade Educacional Matteo Bei, no Parque São Vicente, tiveram uma manhã de aprendizado e brincadeiras. Trata-se do projeto Festival da Primavera do Programa de Reforço Escolar - Integra, que acontece nas escolas municipais.

Eduardo Jesus de Santana, estagiário de Letras no Programa, explicou sobre a importância do Festival. "O objetivo é dar sequência ao nosso projeto sobre o meio ambiente. Trabalhamos com eles os tipos de poluição, o papel do ser humano no cuidado com a natureza, além da ideia de valorizar as cores, as plantas, as biodiversidades”.

No total, 45 alunos dos 7º e 9º anos participaram da organização da sala onde foram realizadas as atividades. A sala foi enfeitada com desenhos e frases criadas por eles mesmos. “Menos plásticos, mais flores; menos ódio, mais flores”, explicou Santana.

As ações envolveram todos os estudantes do Integra SV. “Procuramos fazer algo mais divertido possível porque está chegando o Dia das Crianças e eles adoram festejar, brincar, se divertir”.

Os estudantes, com idade entre 12 e 15 anos, tiveram oficina de maquiagem, onde uma das alunas maquiava a outra; workshop de desenho, com imagens de rosas; campeonato de esgrima adaptada e de pingue-pongue.

Programa de Reforço Escolar Integra SV - Na Matteo Bei, o programa Integra SV foca as disciplinas de língua portuguesa e matemática. Em língua portuguesa é trabalhado o lado crítico junto com o lúdico, com utilização de jogos.

O aluno do 7º ano, Samuel Carvalho Almeida dos Santos, 12 anos, mostrou-se satisfeito com a iniciativa. “Na minha mente eu tinha como ideia de reforço uma sala de aula com muita lição, mais séria, mas no Integra é mais legal, pois tem os jogos, a gente se diverte bastante”.

Pietra Alves de Souza Freitas, 12 anos, também do 7º ano, revelou que não estava com notas boas antes de ingressar no Integra. “Eu estou aprendendo bastante português, pois eu não conseguia interpretar texto”.

O Integra foi disciplinado em 2022 com base na Lei 3579/2017 e regulamentada pelo Decreto 5580/2021. No momento, 59 estagiários atuam em 40 escolas municipais, com ações de reforço em forma de oficinas de alfabetização e letramento, produção textual, números e operações, gamificação, resolução de problemas, teatro e jogos de tabuleiro. As atividades se dão em horário estendido, de duas a três horas além do período escolar, em conformidade à Base Municipal Curricular de São Vicente.

Para garantir a oferta do programa, as escolas contam com um articulador (coordenador), responsável pela organização pedagógica e administrativa das ações realizadas na unidade.

Por - Carmen Doria