Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
06/10/2023
2ª Edição da Gincana Sustentável Solidária chega na reta final da coleta de material reciclável

A Gincana Sustentável Solidária entra em seus últimos momentos de aplicação na Rede Municipal de Educação de São Vicente. Com diversas ações em prol do meio ambiente, realizadas durante o ano letivo, a iniciativa premia as escolas por destinar corretamente o descarte de resíduos recicláveis.

Baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), o Programa de autoria da Secretaria da Educação (Seduc), está perto de encerrar a sua segunda edição. Com a coleta de tampas de garrafa, lacres de latinha, óleo usado e lixo eletrônico, a Gincana envolve todas as 128 unidades educacionais de São Vicente em um esforço coletivo em prol do meio ambiente.

Os materiais podem ser destinados às unidades educacionais municipais, ajudando-a se sobressair na competição e, ao final da Gincana, receber prêmios para toda a creche e escola ou turma que mais contribuiu.

Além da coleta dos materiais recicláveis, diversas atividades são realizadas com os estudantes ao longo do ano, como a participação dos alunos em atividades fora da sala de aula e sorteios de brindes aos estudantes e suas famílias.

O Programa, ainda, integra a participação da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) e conta com o apoio de parceiros, como: Projeto Meio Ambiente nas Escolas (PMANE), Projeto Ecoviver, Mundo Clean Reciclagem, Japuí Gestão de Resíduos, Prolata Reciclagem e o Núcleo de Cultura de Paz e Não Violência da Seduc.

Texto - Renan Pablo

Arte - Maria Fernanda Nakamura