Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
06/10/2023
Zé Gotinha alegra SV com desfile e convida população para 'Dia D da Multivacinação'
A tarde desta sexta-feira (6) foi marcada por alegria e mais uma importante iniciativa buscando estimular a vacinação em massa em São Vicente. Em uma carreata, o Zé Gotinha, símbolo número um da campanha de imunização, desfilou pela Cidade, partindo do Parque da Juventude, no Itararé, rumo ao Posto de Vacinação do Brisamar Shopping, local onde ele, ao lado dos personagens cinematográficos Mickey e Minnie, animou a tarde da criançada, incentivando a adesão às vacinas.

Juntamente com os mascotes, um carro de som propagava, de forma educativa, a frase “Quem ama, vacina!”, convidando a população a participar do ‘Dia D da Campanha de Multivacinação’, que acontece neste sábado (7), a partir das 9h. Além disso, atrás do caminhão de bombeiros, havia uma série de veículos, com faixas alusivas à campanha, estimulando a vacinação e exibindo bexigas brancas.

Após a conclusão do percurso, os personagens foram recebidos pelo prefeito de Kayo Amado na unidade do Brisamar, e aproveitaram para brincar com a criançada.

Ana Julia Pontes, de 10 anos, alegrou-se ao ver os personagens e, sem perder tempo, já garantiu aquela foto. “Eu gostei muito da ideia, porque incentiva mais a criança a tomar vacina. Fiquei muito feliz de ter tirado essa foto”.

O prefeito enalteceu o trabalho dos profissionais da saúde na busca intensa pela imunização em massa, e pontuou que o Município não medirá esforços para que os números aumentem. “Trouxemos o Zé Gotinha para fazer a alegria da criançada. Tudo isso para reforçar a importância desse lindo gesto. Agradeço muito a essas pessoas que estão na linha de frente, zelando pela saúde de cada um. Vacina salva vidas”.

Essa é mais uma estratégia da Prefeitura de São Vicente buscando expandir a imunização por todos os cantos do Município.

Dia D - Neste sábado (7), o Zé Gotinha e outros diversos personagens infantis são presenças garantidas na realização do ‘Dia D da Campanha de Multivacinação', que busca aumentar o índice de pessoas imunizadas, aplicando doses contra as seguintes doenças: hepatites, poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, covid-19, HPV. Além disso, serão ofertadas as demais vacinas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para isso, mais de 150 profissionais serão mobilizados em 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s)/Estratégias de Saúde da Família (ESF’s), das 9h às 16h. São elas:

- UBS Central (Av. Antônio Emmerich, 509, Vila Melo);
- ESF Esplanada dos Barreiros (Av. Brasil, s/n);
- UBS/ESF JIP (Rua Roberto Koch, 584, Jockey Club);
- UBS/ ESF Praça Vitória (Praça Vitória, s/n – Vila Voturuá);
- ESF Saquaré / ESF México 70 (Rua do Meio, s/n – Vila Margarida);
- ESF Parque Bitaru (Rua Agostinho Pereira Pinto Júnior s/n);
- UBS Tancredo Neves (Rua Luiz Meirelles Araújo, s/n);
- ESF Sá Catarina de Morais (Rua Travessa do Parque s/n);
- ESF Humaitá (R. Maria Rocco, 311);
- ESF Jardim Rio Branco II e III (Rua Eduardo Cação, s/n);
- ESF Ponte Nova (Rua Salvador s/n);
- ESF Parque das Bandeiras (Rua Luiz Gonzaga Lopes, 57);
- ESF Japuí (Avenida Tupiniquins, s/n);

Além disso, haverá atendimento no Posto do Brisamar Shopping (Rua Frei Gaspar, 365, Centro, térreo, loja 110), das 10h às 19h, no Complexo Esportivo Beija-Flor (Rua Polydoro de Oliveira Bittencourt, 233, na Vila Margarida) e na Avenida Presidente Wilson, 136 - Itararé, das 9h às 16h.

As ações transcendem aos postos de saúde, e irão, literalmente, bater na porta do vicentino, visto que carros também aplicarão os imunizantes nos bairros da Cidade, contemplando moradores do Sítio Acaraú, Dique Caxeta, Dique Piçarro, Dique Sambaiatuba, Fazendinha e Nova Mariana. Outro veículo percorrerá algumas praças da Cidade, como a 22 de Janeiro, Praça das Bandeiras, Coronel Lopes (Praça dos Correios) e Barão do Rio Branco, além do Parque da Juventude (Av. Ayrton Senna da Silva - Itararé).

“A vacinação é o maior ato de amor que um pai pode demonstrar ao filho. Trazer o Zé Gotinha muda a percepção da criança, que normalmente não gosta de tomar vacina. É uma ótima iniciativa para que a criança gere uma memória positiva desse dia, não com aquela imagem negativa de uma agulha”, ressaltou a secretária da Saúde, Michelle Santos.