Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
09/10/2023
NOTÍCIAS
Ação conjunta entre CCO e Polícia Civil resulta na captura de quadrilha por tentativa de assalto
Atrelando mais uma vez inteligência, agilidade e integração, as forças de segurança de São Vicente detiveram uma quadrilha responsável por tentativa de assalto no Itararé.
 
A ocorrência foi registrada na manhã de sexta-feira (6), na esquina entre as avenidas Manoel de Abreu e Saldanha da Gama. A vítima fez uma denúncia via 190, alegando que um trio tentou roubá-la. Segundo o munícipe, os homens, que estavam em um Fiat Argo cinza, desceram do carro e determinaram que ele entregasse seus pertences. O cidadão se recusou e, então, os infratores teriam partido para a agressão física, que foi interrompida, segundo relato, após uma mulher testemunhar o caso e pedir socorro. O trio, então, evadiu-se do local. 
 
Diante da denúncia, a Polícia Militar acionou, via Copom (Centro de Operações da Polícia Militar), o Centro de Controle Operacional (CCO), que, imediatamente, iniciou o mapeamento da rota de fuga da quadrilha. 
 
Em pesquisa, o monitoramento localizou o veículo percorrendo o Centro da Cidade e, graças ao leitor de placa dos totens de segurança, teve acesso ao histórico do automóvel, passando todas as características à Polícia Civil, que, em cerca de meia hora, obteve êxito localizando o trio na Avenida Tupiniquins. 
 
Diante dos fatos, os denunciados foram conduzidos ao 2° Distrito Policial (DP), ficando à disposição das autoridades.
 
Investimentos - Soma-se a esse caso de auxílio à Polícia Civil uma série de ocorrências atendidas pelo CCO, atrelando tecnologia, agilidade e trabalho em conjunto. 
 
Vale lembrar que este é o primeiro sistema de monitoramento da história de São Vicente, inaugurado em setembro de 2022. A atual gestão traçou como meta o investimento na Guarda Civil Municipal (GCM), buscando equipar os agentes para que possam atender as ocorrências com mais mecanismos à disposição. 
 
Desde 2021, a Administração Municipal, além de ter dado início ao funcionamento do CCO, que, por meio de 30 totens e câmeras de segurança interligadas a uma rede de monitoramento composta por agentes da PM, GCM e trânsito, assegura a fiscalização de pontos estratégicos do Município, entregou dez novas viaturas à corporação, firmou convênio com a Polícia Federal habilitando a Guarda a portar arma de fogo, adquiriu coletes balísticos e radiocomunicadores com sistema de geolocalização via GPS a todo o efetivo. Antes, os profissionais se comunicavam via celular.
 
"Acreditamos no investimento como medida preventiva e de auxílio ao Estado, que é o responsável pela área da segurança pública. Trabalhamos e proporcionamos uma série de melhorias que podem ser listadas. Ainda não é o ideal, mas conseguimos caminhar, em menos de três anos, o que não havíamos caminhado em décadas. Tudo isso para zelar pela vida do vicentino e dar mais dignidade a esses profissionais que defendem a vida do cidadão", ressalta o prefeito Kayo Amado.
 
Denúncias - A GCM pode ser acionada pelo número 153. Outra opção para o registro de denúncias é o botão do pânico dos totens de segurança.

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite