Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
09/10/2023
'Empoderamento e transformação': Lili Almeida promove o autodescobrimento no Encontro de Educadores de 2023
O propósito como luz que guia os caminhos das pessoas. Com esse intuito, a chef e comunicadora Lili Almeida, deu o início a abertura do ciclo de palestras do Encontro de Educadores de 2023, realizado pela Secretaria da Educação (Seduc), na manhã desta segunda-feira (9), no Ilha Porchat Clube.

Com o tema ‘O Poder de simples gestos quando carregados de Intenção’, a chef baiana, nascida e criada na beira da maré, compartilhou por meio de vivências pessoais, a importância da comunicação afetiva em sua jornada de autodescobrimento e empoderamento como mulher negra.

Aos 2 mil docentes, funcionários e colaboradores da Educação presentes no evento, a profissional destacou desafios pessoais como parte fundamental para a formação integral de todos os seres humanos.

Em um relato íntimo, Lili Almeida compartilhou como a dor se transformou em uma fonte de inspiração para impulsionar sua vida pessoal e profissional. Após a perda de seu pai, a profissional compreendeu o significado de agir no presente e valorizar aqueles que nos cercam. “Quando não tomamos atitude e adiamos as coisas para depois, não estamos apenas desperdiçando tempo, mas também, vidas”.

A oportunidade de trabalhar em São Paulo abriu portas para a comunicadora seguir o seu sonho de transmitir a sua paixão no ato de cozinhar e reconectar-se com suas raízes familiares. Traçando os passos de sua mãe e estudando as raízes históricas da alimentação brasileira, encontrou em si mesma a capacidade de promover a cultura para a sociedade. “Na biblioteca do curso para me tornar uma cozinheira profissional, tive acesso a literatura sobre o período colonial e a formação do nosso povo. Isso me fortaleceu como uma mulher com história para contar”.

Por meio desse conhecimento, Lili percebeu o quanto poderia agregar ao compartilhar seu saber com os outros. “O ato de ensinar é lindo. Você obter conhecimento é maravilhoso, mas ter a disposição de compartilhar com o outro, tendo a consciência de que está formando uma sociedade, é uma riqueza que transcende o intelecto”.

O apresentador do evento, ator e ex-aluno da Rede de Ensino, ressaltou a Escola como papel fundamental. “O mais importante da vida, não é apenas ter talento, mas sim valorizar a Escola. Sem os estudos e a Educação, não somos capazes de seguir em frente para um futuro promissor”.

A secretária da educação (Seduc), Nivea Marsili, enfatizou a palavra-chave do Encontro de Educadores deste ano. “Quando pensamos em propósito, é porque sabemos a importância da nossa carreira estando em sala de aula. Tomamos decisões por minuto, mais do que um cirurgião durante uma cirurgia. Não é fácil”.

O Prefeito Kayo Amado, reforçou a necessidade de investir não apenas na infraestrutura da Cidade, mas também no futuro das crianças. “Nós olhamos para nossas crianças e sentimos vontade de fazer com que elas tenham um futuro melhor. Material escolar, uniforme escolar, merenda de qualidade, kit pedagógicos, tudo isso é importante. Mas hoje, nesta semana especial para a Educação do Município, é hora de olhar pra dentro. Dentro de nosso coração, das nossas reflexões e desafios para poder pensar: nós somos a força que conecta tudo isso com a ponta daquela criança que precisa de uma oportunidade. Se não tiver o incrível trabalho de vocês, que fazem parte da Educação, nada disso faz sentido. Então, é por isso que estamos reunidos aqui, nestes dois dias de evento”.

Antecedendo a palestra, também ocorreu um emocionante reencontro do prefeito e a professora que marcou sua infância, acompanhado por uma singela homenagem exibida no telão na forma de um vídeo da docente aposentada, Carmen Livio. O
momento especial e carregado de memórias reforçou a gratidão do chefe do executivo em relação à educadora e a seu propósito.