Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
10/10/2023
NOTÍCIAS
Filósofo Luiz Felipe Pondé encerra primeiro dia de Encontro de Educadores com palestra sobre Valores e Limites
Quinto palestrante do primeiro dia do Encontro de Educadores de São Vicente, Luiz Felipe Pondé subiu ao palco do Ilha Porchat Club para falar sobre Valores e Limites na Educação. Em meio a interrupções da plateia com aplausos, o filósofo e professor universitário abordou fatos pertinentes vistos em sala de aula, como a preocupação em buscar uma autoimagem perfeita, a sobrecarga na educação como o caminho para mudanças e a burocracia como elemento impeditivo de uma educação mais criativa e eficaz.
 
“Creio que hoje exista uma demanda excessiva sobre a educação. Este ano houve uma discussão grande quanto à regulação das redes sociais, e numa entrevista na bancada da TV Cultura uma pessoa disse que a solução para esse problema estava na educação. Quando alguém usa essa frase (de que ‘a solução é a educação’), eu já fico com medo. Porque não conseguimos fazer nem metade do que gostaríamos. A educação é uma espécie de projeção social em que ela se transforma em responsável por tudo, quando na realidade nada consegue resolver tudo - inclusive a educação”, salientou.
 
O acadêmico também citou como outro limitador na educação “Temos burocracia em tudo no mundo, cuja dinâmica é puxar o freio de mão, e que na escola asfixia a iniciativa e limita a criatividade”.
 
Ponde também destacou a relação do professor com o estudante. “É preciso sempre ter um papo reto com o aluno. Vivemos um momento de mentiras, em que as pessoas vendem a sua imagem e parece que não existem problemas. A vida real não é assim, o professor não tem soluções para todos os problemas e é preciso o aluno ter essa consciência de mundo real”.
 
 
Por - Renato Pirauá

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite