Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
10/10/2023
NOTÍCIAS
Na segunda palestra do dia, Paulo Fochi aborda a educação voltada a bebês
O Brincar Heurístico foi o tema da segunda palestra promovida durante o Encontro de Educadores de São Vicente, ministrada pelo professor Paulo Fochi na tarde desta segunda-feira (9).
 
Doutor em Educação e pedagogo pela Universidade de São Paulo (USP), Fochi discorreu para uma plateia de 350 professoras sobre a importância da educação nos primeiros anos de vida. “Os bebês querem aprender, conhecer o mundo, descobrir. Cabe a nós não atrapalhar esse processo, dar condições e espaço, além de sustentar essa aprendizagem”. Entre as dicas de sustentação, ele citou a importância de permitir que o bebê continue concentrado no que está fazendo, sem que o adulto o distraia. “Um pai ou mãe é compreensível essa atitude; mas nós, professores, temos que dar essa condição”, destacou, enfatizando que nessa fase a criança não precisa ser positivada para realizar suas descobertas.
 
Para ilustrar a percepção, Fochi apresentou vídeos com situações de crianças de até 3 anos superando desafios de forma autônoma. Entre as ferramentas pedagógicas, ele citou o cesto dos tesouros, o jogo heurístico e a bandeja da experimentação. “Heurístico vem de ‘heureca’, ou seja, de descoberta. Daí a importância de a criança querer pegar. A mão do bebê é onde reside a maneira de ele conhecer o mundo”.
 
Professora da UE Edmundo Capellari (Voturuá), Valéria Corrêa classificou a palestra como muito interessante. “Está de acordo com a prática que acreditamos. Talvez um pouco além da nossa realidade, mas é possível aplicar com adaptações”. Para Renata Zuliane, professora da UE Antonio Fernando dos Reis (Voturuá), trata-se de um  tema relevante para a atualidade. “Já usamos os conceitos na escola e, com um pouco de empenho e boa intenção, conseguimos aplicar as práticas”. 
 
Texto - Renato Pirauá
Foto - Tadeu Filho

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite