Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
10/10/2023
NOTÍCIAS
Aula de Souvenir proporciona 'viagem pelo Mundo' a alunos do Programa Arte da Primeira
Em sua reta final, o Programa de Aceleração de Empreendedores Arte da Primeira contemplou, nesta segunda-feira (9), seus alunos com uma aula de confecção de souvenir, que consiste na concretização física de uma memória afetiva através de lembrancinhas de pontos turísticos da Cidade.
 
A aula foi ministrada por Rita Yoshitaka, arquiteta que possui especialização em produção de multimídia e restauração. O início da aula contou com uma viagem imaginária pelo Mundo, na qual a professora apresentou algumas produções caracterizadas pela cultura de cada país, que serviram de inspiração para que os artesãos possam confeccionar suas lembrancinhas. Rita também fez uma análise dos elementos e cores presentes na identidade visual da página “Visite São Vicente”, ferramenta que contém informações sobre os principais pontos turísticos da Primeira Cidade do Brasil. Após isso, os alunos mencionaram memórias afetivas envolvendo cartões-postais de São Vicente, gerando, dessa forma, sensação de pertencimento. Foram citadas, por exemplo, a Ponte Pênsil, a Ilha Porchat e a Biquinha.
 
“O Souvenir diz respeito ao pertencimento e identidade, buscando resgatar histórias ligadas à infância. Uma simples viagem pela Cidade já traz à tona memórias inesquecíveis. É a preservação dessas lembranças através do artesanato. Souvenir é uma arte afetiva e íntima. Nele, você leva um pedaço da cidade para a pessoa que ama”, alega a arquiteta.
 
No final da aula, foi aberta uma roda de conversa para que os artesãos pudessem compartilhar alguns de seus trabalhos já realizados a fim de trocarem experiências e inspirações para confecção de artes futuras. A aluna Roseli Jeremias produz costura criativa. Segundo ela, o souvenir proporciona ‘viagens’ que enriquecem o conhecimento de cada um. “Para nós, é uma maneira de pensar ‘fora da caixinha’, descobrir coisas que, por vivermos na cidade, não notamos. Além disso, é uma oportunidade para troca de experiências com outros colegas”. 
 
Com encerramento no dia 8 de novembro, o Programa de Aceleração de Empreendedores Arte da Primeira é uma iniciativa da Secretaria de Cultura (Secult), do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), com apoio do SEBRAE, buscando, também, fomentar a economia local. O projeto conta com 21 alunos que buscam florescer o conhecimento e transmitir o que a cidade tem de mais bonito através da arte. 
 
Por Maria Marmo

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite