Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
10/10/2023
NOTÍCIAS
Jane Haddad salienta a busca por uma escuta ativa e humanização da sociedade
A palestrante Jane Haddad foi a penúltima convidada do Encontro de Educadores SV 2023 com uma importante fala sobre a inclusão, abordando o tema “Escola que queremos… Escola que podemos”. Abrindo o momento expondo os atuais desafios da Educação, a educadora salientou a importância de uma escuta ativa àqueles considerados pela sociedade como “diferentes”.
 
Pontuando que a escola que queremos é aquela que busca incluir todos os estudantes, Jane salientou que o trabalho do afeto deve ser trabalhado nas Unidades Educacionais para a promoção da humanização. Também como forma de reforçar sua perspectiva de ideal de Educação, a educadora buscou em sua fala afastar as diferenças entre os indivíduos, criticando a patologização desnecessária, salientando que todos temos nossas singularidades.
 
“Nós não temos esse tanto de transtornos e déficits na escola, nós estamos com déficit em olhar e em escutar. Podem observar, quando uma pessoa encontra alguém que a escute com disponibilidade a outra melhora. Então, há um aumento da patologização da existência”.
 
Sua visão também buscou criticar a padronização do aprendizado que, segundo ela, incentiva a exclusão daqueles que não se enquadram a modos de comportamento ou aprendizado estabelecidos.
 
As palavras de Jane emocionaram Cleide Lima, ativista pela inclusão e representante de mães de crianças com deficiências.
 
“A palestra foi maravilhosa, eu aprendi muito. Entendi como podemos fazer a inclusão não só dentro da escola, mas como em toda a humanidade, porque quando a gente aprende a inclusão de verdade, não só com pessoas com deficiência, a gente aprende a entender a necessidade do próximo”.

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite