Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de fevereiro de 2024.
10/10/2023
NOTÍCIAS
Yago Torres encontra lar e propósito em São Vicente: Cultura, Cuidado e Comunidade
São Vicente, Cidade histórica e acolhedora, ganhou um agente cultural e médico que não apenas trouxe sua experiência internacional em medicina, mas, também, uma abordagem única e sensível ao cuidado de seus pacientes, com foco na cultura e na preservação de memórias afetivas.
 
Yago Torres, mineiro que cursou medicina na Bolívia escolheu São Vicente como seu novo lar e a comunidade como sua família, atuando como agente comunitário de cultura em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult).
 
Dr. Yago, como é carinhosamente conhecido, tem um compromisso com a saúde física e emocional de seus pacientes, em grande parte, idosos. Ele vai além do consultório, enriquecendo suas vidas de maneiras inovadoras.
 
Uma de suas notáveis iniciativas é a organização de passeios culturais para os idosos, explorando a rica herança do município. Além disso, ele é ativo nas oficinas, onde os pacientes podem expressar sua criatividade e fortalecer laços comunitários.
 
"Quis formar alguma coisa cultural, pois a saúde não se limita ao corpo físico. De início, eu pensei em fazer algum grupo de teatro para apresentar nas escolas do Bairro. Depois, a vice-prefeita veio até aqui, viu o grupo e perguntou se na cultura não tinha um professor. Dessa forma, iniciamos a parceria com a Secretaria de Cultura. Hoje, temos o professor Fernando Rino para auxiliar esse grupo e a professora Cintia oferecendo aulas de poesia.". Com essa filosofia, ele leva seus pacientes visitarem museus, teatros e eventos locais.
 
Yago, recentemente,  apoiou a "Ação Educativa 'Nossas Histórias'", realizada no bairro Quarentenário pelo Museu do Café Educativo. Nesta atividade, voltada para idosos, trabalhou a memória afetiva relacionando o café à infância.
 
As educadoras promoveram debates sobre a importância do café em nossas memórias afetivas e exploraram memórias da vida dos idosos por meio de perguntas sobre suas experiências pessoais. A ação terminou com uma apresentação de baristas e degustações de café, utilizando métodos tradicionais, como a prensa francesa e o café coado.
 
O agente continua a promover a preservação de memórias afetivas, demonstrando que o cuidado de saúde pode ser um veículo para a cultura e a conexão humana. Sua dedicação à sua comunidade o torna uma verdadeira inspiração em São Vicente.
 
Nesse contexto de contribuições significativas para a comunidade, Yago Torres recebe o reconhecimento de Cidadão Vicentino na Câmara de São Vicente,  nessa quarta-feira, 11 de Outubro.  Essa honraria foi proposta pelo vereador Jeferson Cezarolli, destacando o comprometimento notável de Yago com a cultura, o cuidado e o enriquecimento da comunidade.


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite