Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
11/10/2023
NOTÍCIAS
No encerramento do Encontro de Educadores, Leo Fraiman fala sobre a delícia que é ser professor
A edição 2023 do Encontro de Educadores de São Vicente chegou ao fim na noite desta terça-feira (10) com a palestra do psicoterapeuta, escritor e coaching, Leo Fraiman. Para uma plateia de 380 profissionais que atuam na rede municipal de ensino, o especialista em psicologia escolar abordou o quanto é boa a prática docente.
 
“Recebemos um jardim de delícias e a única pergunta que importa é: sou uma delícia para os outros?”, questionou, propiciando uma reflexão sobre a importância do papel do professor em relação ao aluno. Fraiman discorreu sobre o desafio de manter vivo o propósito de ser educador em um mundo repleto de informações, divididas entre noticiários que mostram tragédias e as redes sociais com imagens de pessoas em um universo aparentemente perfeito.
 
Diante desse cenário, o palestrante propõe a ideia de que a felicidade não está na riqueza material, e sim no fato de situações simples, como ter vontade de acordar de manhã, dormir leve e ter alguém que precise de nós. “Rica é a pessoa que faz o mundo com a sua presença e, nesse sentido, o educador tem um diferencial incrível”, definiu, acrescentando que “uma boa aula é um momento de cura”.
 
Um dos caminhos apontados por Fraiman para que o professor seja diferenciado é entender que a escola é um lugar de transformação, e não de informação. “Devemos ser capazes de transformar, de inspirar. E para isso o nosso propósito faz a diferença”. Outro desafio exposto foi o de trocar experiências bem sucedidas com colegas. “A mãe da sabedoria se chama Humildade, e a educação não pode ser um local de ilhas, de egoísmo e de solidão. Temos que compartilhar. Para quem ama educação, todo lugar é um espaço para ensinar e para aprender”. 
 
Finalizando o evento que reuniu cerca de 4 mil pessoas ligadas à educação, entre professores, gestores, funcionários e demais colaboradores, a secretaria de Educação de São Vicente, Nivea Marsili, agradeceu os presentes e desejou um feliz Dia dos Professores, data celebrada no dia 15 de outubro.
 
 
Texto - Renato Pirauá 
Fotos - Léo Huber

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite