Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de fevereiro de 2024.
11/10/2023
NOTÍCIAS
Alunos de gestão de políticas públicas da USP visitam São Vicente e iniciam estudo para melhorias no Município
Com os laços cada vez mais estreitados entre as instituições, nesta segunda-feira (9), membros da Prefeitura de São Vicente e da Universidade de São Paulo (USP) se reuniram mais uma vez para troca de experiências. 
 
Dessa vez, os encontros foram com os alunos do 6° semestre do curso de gestão de políticas públicas, que tiveram a oportunidade de visitar algumas secretarias do Município, além do Salão Nobre do Paço Municipal, onde puderam conhecer melhor as principais demandas do Município e, diante disso, dar início a um estudo de novas soluções para cada setor.
 
Os estudantes passaram pelas secretarias de Esportes e Lazer (Sespor), Planejamento e Governança (Seplag), Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Meio Ambiente (Semam), Esportes (Sespor) e Direitos Humanos e Cidadania (Sedhc). Além disso, marcaram presença em uma reunião promovida pela Seplag, na qual foi apresentado o Plano de Macrodrenagem desenvolvido pela Cidade, que visa amenizar os impactos causados pela chuva. 
 
Presente na reunião realizada no Paço, a vice-prefeita Sandra Conti enalteceu a parceria entre as instituições e ressaltou a importância da troca de experiências para ambos os lados. "Não tive essa oportunidade na faculdade. A parte teórica é importante, mas a prática é fundamental. Hoje vocês estão aqui para conhecer de perto as principais demandas de São Vicente. Em breve, nos apresentarão, também, soluções. É um ganho para todos nós".
 
Durante as visitas, os alunos puderam detectar a demanda habitacional que São Vicente possui, além da disparidade de receitas entre a Primeira Cidade do Brasil e a vizinha Santos. 
 
"É uma iniciativa enriquecedora. Administrar São Vicente é um desafio e tanto e, com esse contato, eles estão podendo perceber isso. Também é um ganho para nós, que teremos mais mentes para traçar um planejamento de desenvolvimento para a Cidade", salienta a secretária de Planejamento e Governança, Talita Correa. 
 
A professora Sylmara Dias destacou a paixão dos alunos pela administração pública. "É um primeiro contato. Eles estão muito empolgados com essa possibilidade de ajudar. Muitos já trouxeram sugestões para a educação e habitação. Eles serão uma espécie de representantes das secretarias na elaboração de novos projetos. Tem sido uma experiência incrível, pois os alunos, com isso, estão tendo a oportunidade de variar entre parte teórica e prática. São Vicente nos deu abertura para isso. Eu só tenho a agradecer".
 
Parceria - Desde abril, a Prefeitura tem estreitado laços com a universidade, buscando fomentar cada vez mais parcerias e iniciativas de sucesso para enriquecer o Plano dos 500 Anos, iniciativa ambiciosa da Administração Municipal, que tem como meta proporcionar, a médio e longo prazo, um novo patamar de desenvolvimento ao Município, tendo em vista que a São Vicente será a primeira cidade do Brasil a completar meio milênio. O projeto envolve poder público e privado.

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite