Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
16/10/2023
Primeiro Complexo Materno Infantil de São Vicente atinge 35% das obras

A construção do primeiro Complexo Materno Infantil de São Vicente segue a todo vapor. Após seis meses iniciados, os trabalhos chegaram em 35% com previsão de entrega em dezembro de 2024.

“Aqui vai ser o hospital da mamãe e da criança. Estamos saindo do 8 e indo para o 80, saindo de um ‘puxadinho’ para uma estrutura fenomenal de cinco andares que os vicentinos merecem.  Vamos de uma vez por todas colocar no coração dos vicentinos que a criança de São Vicente nasce em São Vicente”, afirma o prefeito Kayo Amado.

Ao todo, o prédio terá cinco pavimentos com 7.700 m² de área construída, mais de 90 leitos, maternidade, salas de parto, UTI neonatal, internação pediátrica, três salas de cirurgia, consultórios para atendimento psicológico, brinquedoteca, solarium, jardins e estacionamento.

De acordo com a secretária da Saúde, Michelle Santos, São Vicente cresceu e a atual maternidade da Cidade já não comporta mais a demanda de atendimentos. “Pensando nisso, em parceria com a Fundação Lusíada, chegamos ao projeto do Complexo Materno Infantil, com ambientes incríveis e adequados para atender as mães e os bebês”.

As obras são executadas pela Fundação Lusíada. Como contrapartida, a unidade será oferecida como campo de estágio aos alunos da instituição de ensino. “A questão social faz parte da filosofia da Fundação Lusíada. Esse complexo é o início para melhorar o índice de mortalidade infantil em São Vicente”, comentou o presidente da Fundação, Dr. Mauro Dinato.

Programa Nova Saúde São Vicente - A construção do novo Complexo Materno Infantil simboliza mais um avanço do Programa Nova Saúde São Vicente, que visa reestruturar o atendimento público da saúde municipal.

Lançada em 2021, a iniciativa concretizou a entrega do Hospital do Vicentino, em junho do ano passado. No início deste ano, o prédio anexo ao HDV foi inaugurado para integrar os atendimentos, formando, então, o ‘Quarteirão da Saúde’.

Além disso, a Prefeitura deu início ao funcionamento do Pronto-Socorro do Rio Branco, que pela primeira vez na história levou atendimento de pediatria e traumatologia 24h à Área Continental, inaugurou o Complexo de Especialidades Médicas (Cemesv), deu início às obras do novo Complexo Materno Infantil, além de ter promovido melhorias em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Estratégias de Saúde da Família (ESF’s).