Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 24 de fevereiro de 2024.
17/10/2023
NOTÍCIAS
UE Padre José de Anchieta promove há 11 anos a inclusão
 
 
 
A Unidade Educacional Padre José de Anchieta (Parque das Bandeiras) desenvolve uma importante iniciativa pró-inclusão envolvendo toda a comunidade escolar. Com a participação dos alunos, professores e responsáveis pelos estudantes, a escola promove um momento de cuidado e responsabilidade com bonecos de características únicas.
 
Desenvolvido há 11 anos, o projeto “Somos Diferentes” apresenta aos estudantes personagens únicos, explorando a riqueza étnica e cultural de diferentes indivíduos presentes na sociedade e no ambiente escolar. A proposta é que os alunos recebam os bonecos durante a semana nas salas de aula e em suas casas para trabalharem a empatia e o respeito ao próximo, desenvolvendo a leitura e escrita por meio do registro desses dias de convívio.
 
Os responsáveis pelos estudantes também são convidados a participarem, expondo suas impressões sobre a atividade por meio do caderno de registros, relatando a vivência do seu filho(a) com o personagem. Junto ao boneco, também são enviados livros infantis para a leitura familiar.
 
Os bonecos representam pessoas negras, indígenas, autistas e deficientes físicos, e trabalham o respeito e empatia dos estudantes por meio do aprendizado lúdico dos alunos em sala de aula. 
 
O projeto, ainda amplia o Atendimento Educacional Especializado - AEE da escola, oferecendo aos pais de alunos atendidos pela equipe da Inclusão, um canal de escuta ativa por meio de um grupo no WhatsApp. Com essa estratégia, o acompanhamento dos alunos com dificuldades no desenvolvimento escolar ou social pode ser melhor observado e, se necessário, encaminhado a especialistas.
 
A Coordenadora Pedagógica da escola, Solange Rosa, explica como o projeto pode ajudar na construção de ambiente acolhedor, de equidade e democrático na sociedade.
 
“O projeto promove a valorização de pessoas com características diferentes, sendo eles negros, indigenas ou deficientes físicos para a promoção da inclusão dentro da sociedade. Também é valorizado os momentos com a família e a participação deles com os registros dos momentos”.
 
O projeto foi apresentado no 14° Congresso ICLOC de Boas Práticas Escolares, levando a iniciativa a outros docentes de diferentes municípios, nacionalmente. Na última quarta-feira (11), a boneca Maria José de Anchieta, que representa uma criança autista, participou, também, da última palestra do Encontro de Educadores de São Vicente 2023, junto à aluna Lindsay Isabella, estudante da unidade, que foi realizado em 10 de outubro, no Ilha Porchat Clube.

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite