Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 24 de fevereiro de 2024.
17/10/2023
NOTÍCIAS
Dia da Vacinação: SV expande imunização pelos quatro cantos da Cidade com estratégias inovadoras
O Dia Nacional da Vacinação é comemorado nesta terça-feira (17) e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da imunização para a prevenção a doenças. Em São Vicente, a Secretaria da Saúde (Sesau) celebra a data com o aumento exponencial de doses aplicadas, fruto de ampla dedicação de toda a equipe, que não mediu esforços para aumentar os coeficientes e destacar a Cidade entre as que mais vacinam na Baixada Santista.
 
Até o momento, já foram aplicadas cerca de 920 mil doses contra a Covid-19 na Cidade. Deste número, 329.607 vicentinos foram vacinados com a primeira dose (96,05%), 296.285 com a segunda (91,97%) e 359.074 com as doses adicionais (88,93%).
 
A Primeira do Brasil computou também 93.692 mil doses aplicadas contra a influenza (gripe), que contabiliza 77,43% da população imunizada, entre todas as faixas-etárias, ou seja, bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos.
 
Esses números são o reflexo do planejamento e empenho da equipe de gestão, buscando expandir a vacinação em massa para os quatro cantos da Cidade, impulsionando as campanhas e facilitando o acesso aos imunizantes. 
 
Uma das iniciativas que têm contribuído para o aumento da adesão é o Carro da Vacina, que, durante as campanhas, têm circulado pelos bairros, inclusive os de difícil acesso, para proteger os adultos, crianças e idosos contra várias doenças.
 
Outra ação para incentivar a vacinação para os pequenos foi o desfile do Zé Gotinha no caminhão do Corpo de Bombeiros. O mascote chegou em São Vicente na véspera do Dia de D de Multivacinação (7 de outubro) e circulou pelas ruas da Cidade. À frente do caminhão, um minitrio elétrico com o Mickey e a Minnie chamava as pessoas para participarem da campanha.  
 
Para alegrar a criançada, no Dia D de Multivacinação foram contratados personagens como as princesas Cinderela, Branca de Neve e Bela Adormecida, além dos super-heróis Homem-Aranha e Capitão América, que acompanharam os carros de vacina nas comunidades. Nas campanhas de imunização, a Sesau tem montado postos móveis em locais estratégicos, com grande fluxo de pessoas. 
 
Para atender toda a população, a Sesau disponibiliza 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) / Estratégias de Saúde da Família (ESF), que atendem de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h30.
 
O posto de vacinação do Brisamar Shopping é outra estratégia da Sesau para ampliar o número de doses aplicadas. O local oferece todas as vacinas do calendário, atende em horário estendido e aos sábados para disponibilizar o imunizante a quem trabalha durante a semana e não consegue ir às unidades. O espaço funciona de segunda a sábado, das 10h às 19h. 
 
Para Michelle Santos, secretária da Saúde, ter a cobertura de mais de 70% da população é uma grande vitória. “Num país em que a vacina foi desacreditada, a gente conseguir trabalhar, criar atrativos para as crianças, facilitar o acesso, levando a imunização para cada canto da Cidade, já valeu todo o nosso esforço. E o mérito é da população, que saiu de casa para procurar os postos, e da equipe de profissionais, que trabalha muito para conquistarmos esse resultado”. 
 
A Sesau reforça que a Campanha Nacional de Multivacinação segue até o dia 31 de outubro, em todas as unidades de saúde e no Brisamar Shopping (Rua Frei Gaspar, 265 - Centro), disponibilizando todas as doses de proteção do Calendário Nacional de Vacinação. 
 
Para vacinar é preciso apresentar um documento com foto e a carteira de vacinação. As crianças e adolescentes devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
 
Por Alanis Ribeiro

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite