Santos - São Paulo - Brasil, 25 de fevereiro de 2024.
18/10/2023
Formativas estruturam educadores ao novo programa

Em busca de inovar e implementar novas estratégias para efetivar a estrutura de formação na Rede de Ensino, a Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Gesto, está promovendo desde do ínicio do mês, formativas contínuas por meio da Comunidade Educativa (Cedac). Os encontros são destinados aos técnicos formadores, coordenadores pedagógicos e professores de 1º e 2º ano, inscritos na construção de rotinas de aula para o novo programa de alfabetização do Município.

Os docentes, sob a orientação da formadora Silvia Fuertes, participam de formações por meio de encontros presenciais, síncronos e assíncronos, em que desenvolvem novas metodologias de ensino, para assim, estruturar o trabalho pedagógico, com base no princípio da ação-reflexão-ação, garantindo o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento integral dos alunos.

A supervisora da Diretoria Pedagógica, Michelle Paraguai, enfatiza que ao investir em formações continuadas aos educadores, abre-se um vasto leque de oportunidades para enriquecer o conceito de aprendizagem. “A iniciativa, alinhada ao recém-lançado programa ‘Alfabetizando’, reforça o propósito e nosso compromisso em transformar o sistema educacional, proporcionando aos alunos o aprendizado integral, de qualidade e a alfabetização na idade certa”.

Alfabetizando - Lançado pelos alunos da Rede Pública, Secretária da Educação, Nivea Marsili, e Prefeito Kayo Amado, durante o Encontro de Educadores de São Vicente 2023 (9 e 10), o programa tem como foco principal aprimorar o processo de alfabetização das crianças matriculadas até o segundo ano. Para alcançar tal objetivo, seguirá a base de dez elementos fundamentais, que incluem currículo e orientações pedagógicas, formação continuada, material pedagógico, avaliação da aprendizagem, equidade, acompanhamento pedagógico, monitoramento de dados, sistema de incentivos, comunicação e engajamento da escola, família e comunidade, além de tecnologia e inovação (centro de mídias). Uma das ações notáveis, está a adoção de salas com menos alunos, possibilitando ao professor dedicar uma atenção maior no processo de aprendizagem dos estudantes.  "Estamos trabalhando muito, buscando gerar condições para que as crianças da nossa cidade tenham sempre a oportunidade de sonhar. A educação é que proporciona isso", destacou Kayo.

Por Andressa Sgarbi