Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de fevereiro de 2024.
18/10/2023
NOTÍCIAS
Sistema de Avaliação da Educação Básica tem início neste mês
 
 
A rede municipal de Educação está mobilizada para os preparativos finais à aplicação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023, que ocorre no período entre os meses de outubro e novembro, em todo o país. O instrumento avaliativo, promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicado na rede pública e privada, aos 5º e 9º anos, visa realizar um diagnóstico detalhado na educação básica brasileira. As provas englobam os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.
 
Ao decorrer do ano letivo, a Secretaria da Educação (Seduc) desenvolveu diversas ações em prol de preparar os estudantes para a aplicação oficial do Saeb.
 
Com adesão de mais de 5,6 mil alunos de 5º e 9º anos de 48 Unidades Educacionais, o ‘Avalia SV’, em parceria com o Programa Parceiros da Educação da cidade de Sobral (CE), disponibilizado em um ciclo de quatro avaliações diagnósticas, serviu como ferramenta para monitorar o progresso na qualidade da Educação do Município e habituar os alunos para a realização desse tipo de instrumento avaliativo.
 
Por meio da Busca Ativa Escolar, as Unidades Educacionais, também, implementaram o ‘farol da frequência’, planilha que registra a presença e ausência dos alunos no dia a dia escolar. A ferramenta é atualizada diariamente pelos professores e alunos, e os responsáveis têm acesso para acompanhar a participação de seus filhos.
 
A secretária da Educação, Nivea Marsili, destaca que as ações adotadas na Rede Pública ao longo deste ano contribuíram, significativamente, para fortalecer a estrutura pedagógica de aprendizagem dos alunos. “O Avalia SV e a Busca Ativa Escolar, juntamente às formações contínuas aos educadores, respectivamente, desempenharam um papel fundamental como estratégia para o progresso do eixo educacional do Município”.
 
Além disso, a Seduc conta com a colaboração e apoio de docentes, gestores, pais e responsáveis para garantir o comprometimento de todos os estudantes nesta importante etapa final, que reflete, diretamente, ao avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Município.
 
 
Por Andressa Sgarbi

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite