Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 04 de março de 2024.
19/10/2023
NOTÍCIAS
SV intensifica oferta de exames preventivos e promove treinamento para servidores no Outubro Rosa
No mês que busca sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau) disponibiliza, para mulheres de 50 a 69 anos, o exame de mamografia sem a necessidade de apresentação do pedido médico. Mulheres com menos de 50 e com mais de 69 anos, também podem fazer o exame, mas devem ter a solicitação de um profissional. Para o agendamento, basta entrar em contato, somente via Whatsapp, pelo número (13) 3569-4940, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 
 
O processo é rápido e prático. Para o agendamento, é necessário enviar fotos do RG/CPF, do comprovante de residência e do cartão do SUS. Assim que o exame for agendado, a paciente também será avisada no aplicativo de mensagem. O programa também garante o tratamento após a confirmação do diagnóstico.
 
Além de mamografia, a oferta de exames preventivos está sendo intensificada durante todos os dias da semana nas unidades de saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 
 
Durante essa semana, a Sesau vai promover, também, treinamento para os profissionais, com foco na conscientização da rede de saúde da Atenção Primária sobre câncer de mama, além de orientações gerais para atendimento ao público, coleta de preventivo e agendamento de mamografia.
 
Na quinta-feira (19), às 10h, na recepção da Maternidade Municipal, haverá uma ação do Outubro Rosa, apresentada pela enfermeira Vanessa Morrone Maldonado, do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN). A iniciativa vai abordar pacientes que aguardam para ser atendidas e funcionários que trabalham no local. 
 
No mesmo dia, a partir das 15h, o “Consultório na Rua” estará na Avenida Capitão-Mor Aguiar, 436, no Centro, com orientações gerais, atendimento ao público, coleta de preventivo e agendamento de mamografia. A ação será realizada em parceria com o Centro Pop.
 
Já na sexta-feira (20), das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, haverá capacitação direcionada a agentes comunitários de saúde (ACS), enfermeiros, auxiliares de enfermagem, com o tema "Conscientização da rede de saúde da Atenção Primária sobre câncer de mama", com o mastologista Fabiano Affonso Kimus e a médica ginecologista Maria Luisa Diaz Cunha David. O encontro será realizado no espaço da Etecri, que fica na Avenida Nações Unidas, na Vila Margarida.
 
Para Michelle Santos, secretária de Saúde, ampliar a oferta de exames preventivos é essencial para detectar a doença e encaminhar a paciente para tratamento. “Quanto mais cedo for detectado o diagnóstico, mais chances de cura a pessoa tem. E com o agendamento da mamografia via aplicativo, a Sesau vai facilitar o acesso ao exame, diminuir o tempo de espera para a realização dele e, consequentemente, identificar a doença no estágio inicial. 
O Prefeito Kayo Amado ressalta que desburocratizar o acesso à saúde é de extrema importância para o Governo: “Queremos que as pessoas que mais precisam do serviço público de saúde tenham acesso rápido, de qualidade e humanizado. Esse é um mês importante para a conscientização sobre o câncer de mama, mas, o trabalho continua o ano todo. Os agendamentos pelo WhatsApp facilitam muito e nós sabemos a importância disso”. 
 
Mamografia – A saúde da mulher tem sido prioridade para a gestão. Em 2022, mais de 6.500 exames de mamografia foram realizados pela Sesau. Neste ano (2023), até setembro, cerca de 4.800 mulheres já passaram pelo procedimento de rastreamento e diagnóstico, que pode identificar lesões suspeitas antes mesmo de serem palpáveis.


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite