Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
20/10/2023
NOTÍCIAS
Semana da Experimentação promove Brincar Heurístico na Creche Paula Lourenço
A rotina na Creche Paula Lourenço (Vila Margarida) ganhou um toque especial com uma iniciativa mais do que divertida. Por meio da ‘Semana da Experimentação’, os pequenos têm a possibilidade de vivenciar e aprender “por si mesmos” pelo Brincar Heurístico, conceito que promove estratégias de estímulo à criatividade e o desenvolvimento integral das crianças. 
 
Durante o segundo dia do Encontro de Educadores São Vicente 2023 (10), o Doutor em Educação e Pedagogo, Paulo Fochi, apresentou conceitos teóricos e práticos na palestra com a temática do Brincar Heurístico voltado à Educação Infantil. O palestrante ressaltou, ainda, a importância no processo de descoberta dos pequenos, em que inicia-se o primeiro contato com a aprendizagem. 
 
Fascinada por esse conceito, a coordenadora de assuntos pedagógicos (CAP) da Creche Paula Lourenço, Ana Lucia de Oliveira, decidiu implementar na prática a abordagem que instigou sua curiosidade com os alunos. “Após a palestra, decidi aprofundar a pesquisa sobre o Brincar Heurístico e percebi que consistia em um leque infinito de estratégias que englobam todo um processo de organização”.
 
Ao longo da programação desenvolvida pela CAP, os espaços da Creche abriram portas para um mundo de possibilidades aos pequenos. Por meio das ‘bandejas de experimentação’, uma das modalidades desenvolvidas pelo conceito apresentado pelo palestrante, a criançada utilizou do aprendizado lúdico em meio a elementos contínuos (contáveis) e descontínuos (não contáveis) para investigar e desenvolver a autonomia, bem como, trabalhar os sentidos.
 
Na fase do Maternal I, para que os alunos de 3 anos da Creche possam vivenciar as bandejas com itens que incluem areia colorida, tampinhas de garrafa pet, macarrão colorido, utensílios de cozinha e forminhas de gelo, houve um planejamento detalhado realizado pelas educadoras anteriormente, focado na construção de um ambiente educativo eficiente.
 
“Todo o conteúdo apresentado na palestra do Paulo Fochi se comprovou na prática e não precisamos de coisas muito elaboradas para desenvolver ações educativas pelo lúdico”, enfatiza a educadora. Além disso, ela conta que a proposta conquistou os pais e responsáveis das crianças, que ficaram animados com as atividades e decidiram enviar alguns dos materiais para serem utilizados nas bandejas de experimentação.
 
Por Andressa Sgarbi

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite