Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
20/10/2023
NOTÍCIAS
Prefeitura capacita cerca de 180 profissionais da saúde da Atenção Primária contra câncer de mama
Em alusão ao "Outubro Rosa", a Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau-SV) realizou, nesta sexta-feira (20), uma capacitação direcionada a agentes comunitários de saúde (ACS), com o tema "Conscientização da rede de saúde da Atenção Primária sobre câncer de mama". O treinamento aconteceu no auditório da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp).
 
Para alcançar o maior número de profissionais da saúde, a qualificação foi divida em dois horários. No período da manhã, das 8h30 às 12h, e à tarde, das 13h30 às 17h.
 
A qualificação foi ministrada pelo mastologista Fabiano Affonso Kimus, que discursou sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de salientar a realização correta do exame preventivo de toque de mama. 
 
Ao decorrer do treinamento, foram destacados outros pontos relevantes ligados ao tema, como orientações e técnicas de abordagem para reforçar a necessidade do exame. 
 
Além disso, para envolver ainda mais os agentes presentes, a capacitação contou com atividades práticas. Uma delas envolveu próteses de seios e os profissionais presentes tiveram que identificar se havia protuberância ou não, conforme as técnicas ensinadas. 
 
“A mamografia é um exame extremamente importante, pois consegue identificar o câncer de mama em seus estágios iniciais. Apesar de se tratar de um exame que libera radiação, a quantidade, que é mínima, não faz mal à saúde. Então, sendo assim, a partir dos 40 anos, é recomendado que toda mulher realize a mamografia anualmente, seguindo as  recomendações médicas para um rastreamento adequado do câncer de mama”, declara o mastologista  Fabiano Affonso Kimus. 
 
Ao fim do treinamento, foi realizado um coffee-break entre os participantes, que incentivou um bate-papo sobre os tópicos abordados. 
 
Mamografia - A saúde da mulher tem sido tratada como prioridade pela Administração Municipal. Em 2022, mais de 6.500 exames de mamografia foram realizados pela Sesau. Neste ano (2023), até setembro, cerca de 4.800 mulheres já passaram pelo procedimento de rastreamento e diagnóstico, que pode identificar lesões suspeitas antes mesmo de serem palpáveis.
 
A Sesau destaca que o  “Zap da Mamografia” permanece à disposição para o acolhimento das pacientes e, principalmente, no agendamento do exame para mulheres de 40 a 69 anos, que podem agendar a avaliação sem a necessidade de apresentação do pedido médico. 
 
O processo é realizado de forma prática. Basta entrar em contato via Whatsapp pelo número (13) 3569-4940, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É preciso enviar fotos do RG/CPF, do comprovante de residência e do cartão do SUS. Assim que o exame for agendado, a paciente também será avisada no aplicativo de mensagem. O programa também garante o tratamento após a confirmação do diagnóstico.
 
Por Alanis Ribeiro

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite