Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de fevereiro de 2024.
21/10/2023
NOTÍCIAS
Píer do Pelé eterniza imagem do Rei em São Vicente e se transforma em novo ponto turístico com atrativo mundial
O céu está em festa com o '1.284° gol' de Pelé. Diga-se de passagem, um golaço que será eternizado na história de São Vicente. Digno de uma comemoração com o icônico 'soco no ar'. Amantes do esporte e do Brasil (pois o Rei transcende ao futebol) não contiveram as emoções na manhã deste sábado (21), ao presenciarem, na Praia do Gonzaguinha, a inauguração do píer em comemoração ao aniversário do maior jogador de todos os tempos, que completaria 83 anos nesta segunda-feira (23). Rodeado de astros do esporte, amantes do futebol, do filho do Rei (Edinho) e autoridades, por volta das 10h, o prefeito Kayo Amado anunciou oficialmente: "O Píer Nino Matos, o novo cartão postal de São Vicente e do Mundo que homenageia Pelé, está inaugurado".
 
Formado por um calçadão com monumento da eterna camisa 10, textos alusivos ao Rei e uma escultura retratando a comemoração do soco no ar, o Píer do Pelé despertou sorrisos e lágrimas naqueles que contemplaram sua inauguração. Um deles é o Craque Neto, ex-jogador e, atualmente, apresentador esportivo na TV Bandeirantes e comentarista nas rádios Bandeirantes e Craque Neto. Embora seja reconhecidamente um dos maiores ídolos do Corinthians, o histórico meio-campista também vestiu a camisa do Santos FC. Mais precisamente, a 10 de Pelé. 
“As pessoas não sabem o que o Pelé foi, o que ele é e o que vai continuar sendo. O herói por trás das camisas branca e preta e verde e amarela. O homem que mais brigou contra o racismo sem abrir a boca, quebrando padrões. O maior expoente do nosso país”, comentou emocionado o craque, que prestigiou a cerimônia ao lado dos companheiros de trabalho e ex-atletas, Velloso (goleiro) e Souza (meio campista).
 
Evidentemente, a homenagem não poderia deixar de contar com a presença de figuras que também representam boa parte da trajetória do Atleta do Século. Às lágrimas, os eternos ídolos do Peixe e campeões mundiais ao lado de Pelé também marcaram presença na histórica manhã deste sábado. 
 
Parte da constelação que ajudou consagrar o Santos com a conquista de dois Mundiais, duas Libertadores, seis Campeonatos Brasileiros e dez Paulistas, os craques Clodoaldo, Pepe, Mengálvio, Edu, Lima, Manoel Maria, Abel e Nenê Belarmino caminhavam pelo píer e recordavam as memórias inesquecíveis registradas ao lado de Pelé. "O Edson está no céu, mas o Pelé é eterno. Ele foi homenageado em vida e continuará sendo para sempre. Seu legado jamais será esquecido", comentou emocionado Manoel Maria.
 
O esquadrão do Alvinegro Praiano na década de 60 mantém lembranças na vida de muitos que contemplaram com seus olhos a hegemonia do Santos de Pelé. Também presente na inauguração, o jornalista Milton Neves detalhou a importância da verdadeira seleção do Peixe em sua vida. “Eu não tinha nada. Meu pai morreu em 1960, quando eu tinha 8 anos. Ganhei um rádio no qual passei a escutar todos os jogos do Santos. Pelé salvou a minha vida. Quero saudar o prefeito e todos os moradores da Primeira Cidade do Brasil”, relatou emocionado o jornalista, que também é Cidadão Vicentino.
 
Para presentear o maior jogador de todos os tempos com uma verdadeira festa em seu 83° aniversário, as organizadas Torcida Jovem, Sangue Jovem e Camisa 10 prepararam um 'corredor de fogo', acompanhado da música 'Mil Gols'. Marcas que ficarão registradas para sempre na memória daqueles que puderam contemplar a história sendo escrita. 
 
Emocionado, Edinho, filho do maior jogador de todos os tempos, aproveitou o evento para recordar as grandes memórias deixadas pelo pai. "Para nós, familiares, ainda é muito recente. Na medida que o tempo passa, a gente começa a curtir um pouquinho mais os momentos. Entregas como essa nos fazem matar um pouco a saudade. Nosso Rei merece muito, pois levou o nome da Baixada e do Brasil ao Mundo".
 
Representando oficialmente o Santos, o vice-presidente José Carlos de Oliveira parabenizou o prefeito Kayo Amado pela iniciativa. "O senhor está de parabéns, prefeito. Não é a primeira homenagem ao Pelé. Isso sim é reconhecer um ídolo", disse o dirigente. O Santos também estava representado pela zagueira Kelly Santana.
 
A alegria foi completada pelos mascotes do Alvinegro Praiano, Baleião e Baleinha, a banda da AMEI Rei Pelé, que deu, literalmente, um show em homenagem ao craque, e demais atrações, como atividades esportivas da Secretaria de Esportes e Lazer (Sespor), Feira de Adoção da Secretaria de Bem-Estar Animal (Sebem) e arrecadação de bolas de futebol, que serão destinadas pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) a crianças em situação de vulnerabilidade social. 
 
Tricampeão do Mundo pela Seleção, Pelé tem sua história interligada a São Vicente desde 1972, quando foi contemplado com o título de ‘Cidadão Vicentino’, realçando suas raízes com o Município. Afinal, nada mais simbólico que o maior expoente de todo o País sendo nomeado como um dos rostos da Primeira Cidade do Brasil.
 
Em seu discurso, o prefeito Kayo Amado ressaltou a importância da nova atração alusiva ao melhor de todos os tempos. "Hoje estou vivendo um sonho, esse é o meu sentimento. Estamos recebendo uma seleção aqui em São Vicente. Estava ouvindo o Milton Neves falar e só me lembrava de uma foto que ele postou com o Pelé na aqui na Biquinha, na frente de um prédio. Isso é parte da história. Agora temos um novo cartão-postal. Um registro que deixará suas marcas para as futuras gerações", disse o chefe do Executivo vicentino, que, emocionado, relembrou das histórias contadas pelo avô sobre Pelé. “Ele  me relatava em detalhes os feitos desse ícone gigantesco. Infelizmente não tive a oportunidade de tê-lo visto jogar, mas sua representatividade moldou o caráter de muitos. Justamente isso que queremos: eternizar sua figura”.
 
A entrega representa mais um avanço da gestão buscando deixar São Vicente de cara nova. O Píer do Rei Pelé soma-se ao Píer dos Apaixonados e à Fonte Kids como atrações da Nova Orla do Gonzaguinha, integradas a demais atrações turísticas que visam ressignificar o conceito que muitos têm sobre São Vicente.
 
"Escolhemos um dos pontos mais conhecidos da Cidade para homenagear o Pelé e tornar essa orla um atrativo mundial. É a conexão da história com um ponto turístico. Uma homenagem que também enaltece a figura do nosso surfista vicentino, Nino Matos, na baía mais linda do Brasil. É São Vicente se colocando no mapa da história novamente”, concluiu Kayo Amado.
 
Também marcaram presença na inauguração do píer os ex-jogadores Renan Teixeira (volante), Rodrigão (atacante), Renatinho (meia), Domingos (zagueiro) e Balu (lateral direito), a vice-prefeita Sandra Conti, a deputada federal Renata Abreu, os estaduais Caio França, Paulo Corrêa Jr e Tenente Coimbra, o tio do atacante Neymar e diretor administrativo do Instituto Neymar Jr, além de secretários e vereadores municipais.

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite