Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 24 de fevereiro de 2024.
31/10/2023
NOTÍCIAS
Hospital do Humaitá realiza atividades sobre prevenção ao Câncer de Mama
Para finalizar o mês da conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a equipe do Hospital Dr. Olavo Horneaux de Moura, no Humaitá, organizou uma ação destinada as pacientes e funcionárias da unidade de saúde, na tarde de segunda-feira (30).
 
Uma apresentação instrumental marcou o início da ação, com intuito de deixar o clima leve e animado para começar as atividades assim programadas. Uma paciente já curada do câncer de mama apresentou uma paródia musical e educativa sobre a importância do autoexame, através de uma personagem de ventríloquo. 
As estudantes de técnico em enfermagem da Fortec deram seguimento na atividade, fazendo um tutorial simples e prático de como realizar o autoexame em casa. Também destacaram informações necessárias sobre o exame de rastreio, a mamografia.
 
A psicóloga da Unidade Hospitalar, Mila Lekan, iniciou uma fala destacando a importância do olhar de autocuidado, que é imprescindível nesse momento delicado na vida da mulher. Com isso, propôs uma dinâmica, que chamou de “Bingo do Autocuidado”, onde as mulheres presentes na atividade tiveram a oportunidade de se auto avaliar em relação aos próprios cuidados da saúde física e mental durante a rotina.
 
“Decidimos abordar o tema fazendo uma atividade interativa sobre um tema de extrema importância, onde pode-se observar que ainda existe um tabu e falta de orientação. Temos na nossa unidade muitos pacientes e acompanhantes idosos que necessitam de informação, porque ela pode salvar vidas”, alega Luciene Cristina Oliveira, enfermeira que organizou a atividade em alusão ao Outubro Rosa.
 
No final, uma representante da assistência social pontuou alguns dos direitos constitucionais que a pessoa com câncer possui. Para concluir com sucesso, a equipe de saúde foi parabenizada pelo trabalho realizado de combate e prevenção do câncer de mama.
 
A secretária da Saúde, Michelle Santos, comentou a importância de eventos como esse para os munícipes. “Essas atividades que desempenhamos é com foco total no bem-estar da população. Uma data importante como o Outubro Rosa merecia todo o cuidado e carinho. Acredito que conseguimos atingir esse objetivo com as ações que realizamos aqui no hospital Dr. Olavo Horneaux de Moura. Estou muito feliz por toda a campanha que realizamos ao longo desse mês”

Por Maria Marmo

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite