Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 04 de março de 2024.
01/11/2023
NOTÍCIAS
Comitiva da FIESP, SENAI e Prefeito Kayo Amado buscam Porto Digital para desenvolver "escola do futuro"
Com o objetivo de buscar novas conexões, estreitar relacionamentos e compreender o que é necessário para a implantação de uma unidade SENAI em São Vicente, o Prefeito Kayo Amado foi à Recife para conhecer o Porto Digital, um Hub de Inovação Tecnológica que pode ser replicado na Primeira Cidade do Brasil.
 
“Essa visita é parte do processo de justificativa e prospecção de uma futura unidade do SENAI. Já foi amplamente divulgado o interesse do Município de ter essa unidade e as provocações que o governo já fez para a FIESP e ao próprio SENAI para que tenhamos essas negociações. Essa visita é uma derivação desse processo que está acontecendo, ela foi organizada por eles e nós, da  Prefeitura de São Vicente, fizemos parte da comitiva. A escolha do Porto Digital foi para buscar um novo olhar sobre as questões de tecnologia e inovação, que são, na visão dos especialistas, onde se concentrarão os empregos do futuro”, afirma o prefeito Kayo Amado. 
 
A comitiva conheceu duas startups: A Capyba, que cria softwares e aplicativos de inovação, e a Neurobots, que atua no setor de tecnologia da saúde. 
 
Atualmente o Porto Digital possui mais de 350 empresas e instituições de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Economia Criativa e Tecnologias para Cidades. Também há incubadoras de empresas, aceleradoras, institutos de pesquisas, uma instituição de ensino superior e associações governamentais, em uma parceria entre o setor privado, público e universidades. 
 
A projeção é a de que, até 2025, o número de empresas instaladas no local fique entre 500 e 600, gerando cerca de 20 mil empregos. 
 
O prefeito Kayo Amado também ressaltou que a ideia é conhecer melhor essa iniciativa e entender como seria possível usar parte dessa experiência, em São Vicente. “Junto ao SENAI entendemos o que poderia ser feito, do ponto de vista econômico, de futuro e de prospecção de mercado para futuras instalações. Buscamos aprender como ele se encaixa nesse novo modelo de desenvolvimento, como a indústria se encaixa e se conecta ao Porto Digital.  Visitamos uma empresa que produz aplicativos e é uma grande incubadora de boas iniciativas. Uma delas é uma dinâmica com caminhões, que melhora a logística, otimizando as viagens e evitando que um dos trechos, de ida, ou, de volta, sejam feitos com o veículo sem carga. Também conhecemos a Neurobots, que  pensa em inovações utilizando a neurociência para melhorar a saúde das pessoas. Pudemos ver uma mão mecânica que eles criaram para acelerar a  recuperação de movimentos de pessoas que tiveram AVC, por exemplo. Quando se pensa em novas formas de melhorar a saúde das pessoas, também falamos em tecnologias, no Porto Digital. O SENAI está querendo criar algo assim no Estado e, nós, em São Vicente, também”.

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite