Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
07/11/2023
NOTÍCIAS
Quatro escolas de São Vicente abrem cronograma de provas do Saeb nesta quarta-feira (8)

 

Quatro escolas municipais de São Vicente serão as primeiras a receber as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) nesta quarta-feira (8). As unidades educacionais Antônio Pacífico (Náutica 3), Armindo Ramos (Samaritá), Jonas Rodrigues (Bitaru) e Raul Rocha do Amaral (Ponte Nova) iniciam o cronograma que segue até 16 de novembro, com adesão de 48 escolas e um total de 5,6 mil alunos envolvidos (3.911 de 5° ano e 1.775 do 9° ano). 

A aplicação segue nos dias 9, 10, 13, 14 e 16, conforme calendário já divulgado nas unidades educacionais. O aluno deve comparecer com caneta azul, lápis e borracha.

O prefeito Kayo Amado destacou a importância da participação de todos os alunos. “Estamos fazendo muitas melhorias nas escolas para que todos possam ter um aprendizado melhor. O Saeb vai mostrar onde devemos focar e onde podemos melhorar na educação, para que os seus filhos aprendam mais”.

Durante o ano letivo, a Secretaria da Educação de São Vicente (Seduc) desenvolveu diversas ações voltadas à preparação dos estudantes para a aplicação oficial do Saeb. O ‘Avalia SV’ serviu como ferramenta para monitorar o progresso na qualidade da Educação do Município e habituar os alunos para a realização desse tipo de instrumento avaliativo. A ação foi promovida com o Programa Parceiros da Educação da cidade de Sobral (CE), disponibilizado em um ciclo de quatro avaliações diagnósticas.

Por meio da Busca Ativa Escolar, as Unidades Educacionais também implementaram o ‘farol da frequência’, planilha que registra a presença e ausência dos alunos no dia a dia escolar. A ferramenta é atualizada diariamente pelos professores e alunos, e os responsáveis têm acesso para acompanhar a participação de seus filhos.

Além disso, a Seduc conta com a colaboração e apoio de docentes, gestores, pais e responsáveis para garantir o comprometimento de todos os estudantes nesta importante etapa final, que reflete, diretamente, ao avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Município.

A secretária da Educação, Nivea Marsili, aponta que as ações adotadas na Rede Pública ao longo deste ano contribuíram, significativamente, para fortalecer a estrutura pedagógica de aprendizagem dos alunos. “O Avalia SV e a Busca Ativa Escolar, juntamente às formações contínuas aos educadores, respectivamente, desempenharam um papel fundamental como estratégia para o progresso do eixo educacional do Município”.

Promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o SAEB é aplicado na rede pública e privada, aos 5º e 9º anos, visando realizar um diagnóstico detalhado na educação básica brasileira. As provas englobam os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.

 

 

Texto - Renato Pirauá 

 

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite