Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de fevereiro de 2024.
09/11/2023
NOTÍCIAS
Coral indígena de São Vicente é destaque no Revelando SP 2023
O Coral Nhaderu Rembiguai, pertencente à comunidade indígena de Paranapuã, teve a honra de representar o município de São Vicente na primeira edição do Revelando SP de 2023. Essa participação especial foi possível graças à seleção via edital, submetida através da Secretaria de Cultura de São Vicente (Secult).
 
Este marcante evento se desenrolou na cidade de São José dos Campos e desempenhou um papel crucial na valorização das ricas tradições culturais do estado de São Paulo. Durante o Revelando SP, diversos municípios tiveram a oportunidade de compartilhar suas heranças culturais únicas, por meio de exposições e apresentações que abarcaram uma variedade de expressões artísticas, incluindo artesanato, culinária típica e manifestações populares.
 
O Coral Nhaderu Rembiguai se destacou ao levar adiante as tradições, a arte, a identidade e a história de sua comunidade indígena por meio da musicalidade. Suas harmonias e canções ecoaram como um tributo às raízes culturais que enriquecem São Vicente. O grupo cantou músicas de origem indígena, como Yakã Porã Ndajareko Vei e Jajerojy Povê'i, que refletem a ancestralidade dos povos originários e a relação das comunidades com a natureza. Apesar das músicas serem no idioma guarani, tal ato emocionou o público presente, principalmente os outros indígenas, de outras localidades, que cantaram juntos. 
 
"Agradecemos a Secretaria de Cultura em indicar o coral da nossa aldeia de São Vicente para um evento estadual. Foi importante para nós poder mostrar nossos cânticos tradicionais e parte da nossa cultura para os visitantes e outros expositores do Estado de SP." declarou Ronildo Amandios, Cacique da Aldeia Paranapuã.
 
“O Coral Nhanderu Rembiguai, recentemente, lançou o primeiro álbum com músicas indígenas da Aldeia Paranapuã, o que é um registro muito significativo para salvaguardar a cultura guarani presente em São Vicente. Diante disso, contemplá-los nesse evento é uma maneira de posicioná-los como fazedores de cultura do nosso Município, respeitando e fomentando as tradições dos povos originários”, comentou o secretário de Cultura, Alexandre Rodrigues. 
 
Importante destacar que desde 2021, a gestão do Prefeito Kayo Amado realiza em conjunto com as lideranças indígenas, apoio a iniciativas, e pensa em políticas públicas que fomentam as manifestações culturais da comunidade Paranapuã. O edital qual a Secult ajudou os artistas foi o ''Revelando 2023 da chamada pública da Associação Paulista dos Amigos da Arte". 
 
Revelando SP
 
Maior festival de economia criativa e cultura tradicional do Estado de São Paulo, tem como propósito valorizar o patrimônio imaterial paulista. Com mais de 50 edições realizadas em 26 anos, é uma festa que reúne a pluralidade da culinária tradicional, o artesanato, a música e as diversas manifestações da cultura popular regional.


Por Cendy Domingues

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite