Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
10/11/2023
Aluna é aprovada em 1º lugar no processo seletivo do Instituto Federal de Cubatão

Fruto da educação vicentina, a jovem Beatriz Ceolato (15 anos), do 9º ano da Unidade Educacional República de Portugal (bairro Japão), foi aprovada em primeiro lugar no processo seletivo para cursar o Ensino Médio integrado ao Técnico em Eventos, no Instituto Federal de São Paulo - IFSP (Campus Cubatão). A estudante de 15 anos, é integrante do Cursinho preparatório Cellula Mater, destinado aos alunos de Anos Finais da Rede de Ensino, desenvolvido com a proposta de aumentar o número de alunos aprovados em vestibulares, além de incentivar a procura por cursos técnicos e profissionalizantes.

Com apenas três meses frequentando as aulas do projeto, a jovem conta que o cursinho foi fundamental no processo de preparação e aprendizado acerca do conteúdo da prova. Ela enfatiza que o foco em avaliações da Escola Técnica Estadual - ETEC e do Instituto Federal, além do incentivo das professoras Eliana Barbalho (Matemática) e Luana Thorlay (Português) refletiram em seu desempenho e aprovação. “O cursinho além de mostrar a dinâmica da prova, a linguagem para entendermos como ela é em si, ele também reforça um conteúdo que talvez não déssemos tanta atenção”.

Ansiosa para esta nova etapa em sua trajetória de ensino, a estudante destaca que seu maior desafio foi vencer a insegurança. “Antes de conhecer o Cursinho Cellula Mater, nunca imaginei que seria capaz de fazer a prova e ser aprovada”.

O apoio das professoras pioneiras do projeto impactou significativamente no planejamento do futuro de Beatriz, que anteriormente não cogitava prestar o processo seletivo do Instituto Federal, somente o da ETEC. “A professora Eliana abriu muito os olhos da turma inteira, mostrando que poderíamos tentar e conseguir ser aprovados. Isso despertou o meu interesse, acabei pesquisando mais sobre e decidi me inscrever. No dia da prova, percebi que era algo que eu realmente queria, entrar nesse novo mundo".

"A Beatriz foi minha aluna no 8º ano, e a partir de um trabalho que envolvia um texto, percebi que ela começou a argumentar e contra argumentar e na mesma hora apontei para ela que ela era boa e capaz. Ela não enxergava o potencial que tinha”, conta Luana Thorlay, professora do componente curricular de Língua Portuguesa do Cursinho. “Agora, estando dentro de um Instituto Federal ela pode lutar pelos seus sonhos e perceber que além dela, tem muitos outros alunos da Escola pública esperando para ocupar o mesmo lugar que ela alcançou".

Henzo Santos, aluno de 14 anos da Unidade e do Cursinho, também foi aprovado para cursar o Ensino Médio com Técnico integrado em Eventos. Ele reforça a importância no avanço que teve em sua trajetória escolar graças ao projeto. “Foi fundamental para eu conseguir chegar com segurança até a data da prova e ter mais controle para conseguir entender todo o conteúdo”.

Além de Beatriz e Henzo, outros 4 estudantes da UE foram aprovados na primeira lista do processo seletivo da IFSP.

Eliana Barbalho, professora no componente curricular de Matemática do Cursinho, destaca que o projeto surgiu para somar no processo de aprendizagem dos alunos, além de possibilitar transformar vidas por meio da Educação. “A Escola é a base de tudo. O Cursinho Cellula Mater proporciona aos alunos outros instrumentos em outra visão, pois são provas diferentes com abordagens específicas. Queremos ver nossos jovens de periferia e de comunidades incluídos nesse processo, desse modo, trabalhamos para que o projeto se amplie e chegue em todas as Unidades do Município”.

Texto - Andressa Sgarbi
Fotos - Tadeu Filho