Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 22 de fevereiro de 2024.
10/11/2023
NOTÍCIAS
Posse de educadores embaixadores do Procor marca encerramento de Trilha Formativa
 
Após seis semanas de Trilha Formativa, 20 professoras da rede municipal de São Vicente tomaram posse como educadoras embaixadoras do Programa Somos Muitas Cores SV (Procor) nesta quinta-feira (9). O Programa visa a abranger toda a comunidade escolar, levando a informação e o conhecimento e, assim, resgatar a importância da história e cultura da população negra e indígena, bem como tratar questões acerca da ancestralidade.
 
“A ideia é que as cursistas sejam, a partir de agora,  multiplicadoras, compartilhando nas escolas onde atuam tudo o que vivenciaram no curso”, estendeu a coordenadora do Procor, Patrícia  Ramos. 
 
Stéfanye Rocha da Silva ressaltou a importância do Procor como percurso para aflorar o sentimento de luta e propagar a causa em sala de aula. “Alunas se identificaram com as situações colocadas de discriminação, de racismo e de injúria. Foi um ambiente muito acolhedor para externar as suas vivências, inclusive fora da escola”.
 
No quinto e conclusivo módulo do curso, realizado no auditório da Secretaria de Educação (Seduc) e com presença da secretária Nivea Marsili, a equipe da Unidade Educacional Padre José de Anchieta (Parque das Bandeiras) marcou presença com o “Somos Diferentes”, projeto pró-inclusão que promove um momento de cuidado e responsabilidade com bonecos de características únicas. A ação foi destaque no 14° Congresso ICLOC de Boas Práticas Escolares, inspirando outros docentes de diferentes municípios do Brasil. 
 
 
Samba e Rap - Os cursistas ainda acompanharam duas apresentações musicais. Na primeira, o sociólogo e rapper Brunão Ment’Sagaz cantou a música autoral “Imagine”, a qual vislumbra a educação como um instrumento transformador para a sociedade. No encerramento, foi entoado pela primeira vez o samba “Procor”, com letra  e melodia da assessora pedagógica Iris Celestino Nogueira e arranjo musical de Júlio César Morais.
 
Confira a letra:
 
Procor
 
Somos muitas cores, porém,
diga: preconceito aqui não!
Discriminação a ninguém!
Pois não há lugar hoje não!
Procor vai além de estar tudo bem…
Procor tem que ser esperança.
De ter, uma voz
Uma vez, também.
 
Procor tem que ser diferença
Aceitar o outro, é o discurso que ouço
E na realidade nua e crua, eu não vejo não!
Somos muitas cores, branco, preto e amarelo
O ideal é darmos nossas mãos.
(porque, porque, porque)
Procor vai além de estar tudo bem…
 
Procor tem que ser esperança.
De ter, uma voz
Uma vez também.
Procor tem que ser diferença.
Somos muitas cores, porém
Diga: preconceito aqui não!
Discriminação a ninguém!
 
 
 
Por - Renato Pirauá
 

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite