Santos - São Paulo - Brasil, 25 de fevereiro de 2024.
14/11/2023
Prefeito Kayo Amado anuncia reforma completa da escola José Meirelles
A educação é a principal chave para transformar vidas. Pensando nisso, o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, e a secretária Nivea Marsili anunciaram, na manhã desta terça-feira (14), a reforma completa da Unidade Escolar (UE) José Meirelles (Quarentenário), que inicia ainda neste ano. A escola terá ampliação de oito salas, climatização, telhas termoacústicas e nova quadra com cobertura.

A iniciativa compõe um pacote de melhorias que as unidades municipais têm recebido, que vão desde revitalização completa a reparos em suas estruturas. Kayo Amado salientou que, independentemente das dificuldades encontradas no caminho, a principal ferramenta para a mudança de uma sociedade é a educação, ponto focal da Administração Municipal. "Sei que ainda há muito a ser feito, inclusive aqui dentro desse bairro. Mas digam para mim, qual foi a última vez que vocês viram algo grande acontecendo aqui no Quarentenário? Hoje estamos anunciando. Temos muita coisa para mudar e decidimos começar impactando na vida das crianças. Se a gente quer uma São Vicente melhor para o futuro, não dá para pensar nisso sem investimentos na educação".

Em 20 anos de rede municipal, a diretora Sônia Araújo afirma estar testemunhando o maior ‘boom’ na educação de São Vicente. “As escolas estão ficando lindíssimas. Agora, chegou nossa vez. Teremos um espaço climatizado para as crianças não passarem calor, com estrutura e dignidade. Isso traz um resultado muito gratificante. Daqui a 15, 20 anos, nós perceberemos o impacto dessas mudanças".

Para uma mãe, não há nada melhor do que proporcionar um futuro melhor ao filho. Mãe de três alunos da UE José Meirelles (Andreo Luis, Marco Antônio e Lívia Valentim), Andrea Cristiane relembrou os tempos de escola e comemorou a evolução que tem contemplado a educação na Primeira Cidade do Brasil. “Não há nada melhor do que ver os filhos indo para uma escola maravilhosa e climatizada. Não tenho do que reclamar. Olho para trás e lembro das dificuldades, mas o sorriso vem logo na sequência, quando percebo que as coisas estão acontecendo. As crianças merecem".

A Secretaria de Educação (Seduc) salienta que, com o aumento do número de salas, a UE José Meirelles poderá ampliar o número de alunos, que, atualmente, é de 1.100.

Entregas - A Administração Municipal traçou um planejamento para reformular o cenário da educação em São Vicente. Desde então, a Prefeitura revitalizou as escolas Kelma Maria Tofetti Gonçalves e Caic Ayrton Senna, no Humaitá, e deu início à reforma de mais sete unidades (Duque de Caxias, Luiz Pinho, Sebastião da Silva, Pastor Joaquim Rodrigues da Silva, Constante Luciano Clemente Houlmont, Jacob Andrade Câmara e Mário Covas Junior).

Somam-se às revitalizações a entrega de uniformes completos (verão e inverno), material escolar, kits esportivos, notebooks para professores e equipamentos multimídia para disponibilizar aos professores mais mecanismos de trabalho e, consequentemente, qualificar o ensino do aluno. Além disso, São Vicente deu início ao funcionamento das escolas em tempo integral, tanto na Área Insular quanto na Área Continental, buscando promover a educação por todos os cantos da Cidade.

"Estamos vivendo uma nova fase na educação, mas a resposta é a longo prazo, e acreditamos nisso. Vamos colocar material, uniforme e equipamentos em sala, porque sabemos que isso será fundamental para eles. Mas agora a gente quer investir ainda mais na qualidade. É obra com ar condicionado para criança não passar o calor que a gente passa. Isso é dignidade", ressalta a secretária de Educação, Nivea Marsili.