Santos - São Paulo - Brasil, 24 de fevereiro de 2024.
14/11/2023
Um dos roteiristas de 'Laerte-se', da Netflix, ministra oficina em São Vicente
Oficina Pontos MIS 'Quem Conta Um Conto Aumenta Um Ponto'  promete ensinar técnicas de adaptação de crônicas para roteiros de curta-metragem. O evento será ministrado por Raphael Scire, na sexta-feira (24), a partir das 13h, no Espaço Multicultural, localizado na Praça 22 de Janeiro, Centro.

Com o intuito de explorar a crônica "Enterro de Pobre", de Eliane Brum, presente no livro "A Vida que Ninguém Vê" (Arquipélago Editorial), em um roteiro de curta-metragem, Scire abordará a importância da visualização, diálogos e personalidade dos personagens na adaptação audiovisual. Durante a atividade serão discutidos temas como a diferença entre linguagens, especificidades técnicas do roteiro, o condensamento de personagens e criação de recursos implícitos no texto.

Raphael Scire é jornalista, autor e roteirista com experiência em diversas produções, dentre elas estão:

Livro 'Crimes no Horário Nobre' – um passeio pela obra de Silvio de Abreu (Giostri, 2013). Também dramaturgo, em 2012 teve sua peça Sucesso com 'C', sobre o universo de uma família pertencente à então classe C brasileira, selecionada pelo concurso Dramaturgias Urgentes, (Centro Cultural Banco do Brasil). Como roteirista, em 2014, participou da equipe de criação do programa 'Tudo pela Audiência' (Multishow), foi colaborador no documentário 'Lutando Para Vencer' (2016) e assinou o roteiro de 'Laerte-se' (2017), primeiro documentário original da Netflix no Brasil.

Para se inscrever, é necessário acessar o link https://forms.gle/wAJxVgzewcpXPwVz5 para abrir um formulário e preencher as informações.

O evento faz parte do programa Pontos MIS, que oferece mostras de filmes e oficinas gratuitas mensalmente para promover a formação cultural em São Paulo. A iniciativa é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Museu da Imagem e do Som de São Paulo e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Vicente.