Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 04 de março de 2024.
16/11/2023
NOTÍCIAS
Pacientes e profissionais do Hospital do Vicentino (HDV) participam de palestra de conscientização sobre câncer de mama e de próstata
As cores rosa e azul tomaram os corredores do Hospital do Vicentino (HDV), nesta terça-feira (14), para destacar as campanhas ‘Outubro Rosa’ e ‘Novembro Azul’, que conscientizam a população sobre a importância da prevenção dos cânceres de mama e de próstata. Para abordar os temas, a unidade promoveu uma palestra para munícipes, enfermeiros e técnicos de enfermagem, na sala de espera do local. Para que mais participantes estivessem presentes, o encontro aconteceu em dois horários, às 9h e às 11h.
 
A palestra foi ministrada pela enfermeira da Faculdade do Litoral Sul Paulista (FALS), Simone Zunega, ao lado de alunas que cursam o último ano do curso de Enfermagem. Elas discursaram inicialmente sobre o “Outubro Rosa”,  pois, apesar do mês de outubro ter chegado ao fim, os cuidados e a prevenção devem ser mantidos, e depois falaram sobre o "Novembro Azul". 
 
Os mediadores falaram sobre a relevância do diagnóstico precoce do câncer de mama e importância do exame preventivo, fatores  de riscos e a forma correta de fazer o autoexame. 
 
Além disso, foi salientado que, apesar das mulheres serem as mais afetadas pela doença, os homens também podem desenvolver nódulos mamários, se estiverem dentro dos fatores de risco, como obesidade, doenças testiculares, histórico familiar de câncer de mama, entre outros.
 
“São informações básicas e pertinentes. Muitas vezes, por conta da  correria do dia a dia, as pessoas esquecem de fazer o autoexame e os demais testes que podem identificar um câncer no estágio inicial. Então, esse lembrete, com colaboradores e munícipes, vai reforçar essas informações", declara a enfermeira. 
 
Em seguida, a palestra abordou o “Novembro Azul", informando sobre o que se trata, o que é câncer de próstata, quais fatores de risco influenciam a doença, estágios, tratamentos e prevenções. 
 
“Deviam ter mais palestras sobre o assunto porque, infelizmente, muitos homens ainda têm preconceito com o exame de próstata. Todos deveriam mudar o modo de pensar. A palestra foi muito boa, eu aprendi muito e me sinto mais preparado caso veja ou sinta algo incomum”, declara o munícipe Adriano Siqueira Silva. 
 
O câncer de próstata é uma doença silenciosa e sem sintomas. Homens de 45 a 69 anos devem fazer acompanhamento anual para prevenir essa e outras doenças. Já em relação ao câncer de mama, os exames podem ser realizados a partir dos 40 anos.
 
Por Alanis Ribeiro

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite