Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 14 de junho de 2024.
16/11/2023
NOTÍCIAS
Mês da Consciência Negra: Unidades Educacionais promovem atividades antirracistas
 
 
Em busca de reforçar a importância de uma educação antirracista, as Unidades Educacionais Jorge Bierrenbach (Jardim Rio Branco) e Raul Rocha (Vila Ponte Nova) desenvolveram projetos em prol do Mês da Consciência Negra, celebrado especialmente na segunda-feira (20).
 
Ao longo de todo o ano letivo, com foco no mês de novembro, a UE Raul Rocha promove o ‘Projeto Africanidades’, que visa o empoderamento da população negra, com ênfase na mulher afro-latina. Os diversos segmentos que compõem a proposta desenvolvem atividades específicas, capacitando os alunos a abraçarem suas raízes culturais e contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e equitativa. 
 
A iniciativa, ainda, abrange ações que resgatam a valorização cultural, incluindo um desfile com roupas e penteados de origem africana, palestras, oficinas de turbante, maquiagem para pele negra, culinária afro-brasileira, capoeira, teatro, poesia e coral. 
 
A assistente de direção, Márcia Mathias, destaca a importância de implementar projetos que enfatizem a conscientização cultural nas Escolas. “Resgatar as raízes é fundamental para que as futuras gerações se identifiquem e semeiem nossa cultura afrodescendente".
 
A UE Jorge Bierrenbach realizará a 1ª Festa da Cultura Afro-brasileira, abordando a temática do combate ao racismo como um problema global. O evento está marcado para acontecer na 2ª edição do Movimento Leia SV de 2023, dia 1º de dezembro. Durante o momento, serão apresentados documentários produzidos pelos alunos que envolvem a temática, além de um coral, desfile, oficina de máscaras africanas, palestras, capoeira e a participação da campeã de nível estadual de karatê, Sofia Lopes Barbosa, que encerrará as atividades com uma série de katas representando a influência dos negros no esporte.
 
Valéria Rojas, assistente de direção da UE, ressalta a Educação como uma ferramenta de sensibilização para educar a população sobre a história, cultura e desafios enfrentados pela comunidade negra. “A busca pela equidade é a chave para mudança social, pois ao falarmos sobre o assunto, transformamos a mentalidade das pessoas, contribuindo assim, para uma sociedade mais justa”.
 
Além disso, a Secretaria da Educação (Seduc), por meio do Programa Somos Muitas Cores SV (PROCOR), está disponibilizando diariamente uma lista de materiais e atividades no Instagram @seducsv, em prol da diversidade étnica e cultural com dicas de brincadeiras e sugestões de leitura que abordam toda a pluralidade cultural presente na sociedade.
 
Por Andressa Sgarbi

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite